As novas moedas com o rosto de Carlos III
Design e Artes

São assim as novas moedas com o rosto de Carlos III

A nova moeda de 50 pence, com o rosto do novo rei britânico, Carlos III, deverá entrar em circulação até ao final do ano.

A primeira moeda com o rosto de Carlos III foi revelada no início de outubro e deverá entrar em circulação até ao final do ano. A moeda de 50 pence, que faz uso de uma imagem de uma escultura do artista britânico Martin Jennings, retrata o novo rei de perfil voltado para a esquerda, seguindo a tradição em que o novo monarca deve encarar o lado oposto ao do seu predecessor. O fundo da moeda é preto, com uma inscrição em latim e o rosto do monarca em prateado.

 

No início do próximo ano, serão produzidas as restantes moedas, que vão de um pence até duas libras. Na inscrição da moeda agora divulgada, pode ler-se “ CHARLES III • D • G • REX • F • D • 50 PENCE • 202”, uma abreviação em latim de “King Charles III, by the Grace of God, Defender of the Faith”.

Atualmente, existem cerca de 29 mil milhões de moedas com o rosto da rainha Isabel II em circulação no Reino Unido e nos países que integram a Commonwealth. Estes exemplares  serão progressivamente retirados de circulação à medida que são introduzidas as novas moedas com o rosto do rei Carlos III. 

No Reino Unido, a produção de moedas é assegurada pela The Royal Mint. Esta entidade, uma das empresas mais antigas do país, vai também lançar uma edição comemorativa dos 70 anos de reinado de Isabel II com uma moeda de cinco libras com duas imagens do rosto da rainha – uma em 1926 e outra de 2022.

Coolhunting

Street Style no último dia de ModaLisboa: irreverência e ousadia

É num ambiente carregado de emoção, ruído bom e até alguma euforia que se destacam os looks escolhidos por quem lá anda.

Design e Artes