Rolls-Royce, Spirit of Ecstasy | Sanjeev Verma/Hindustan Times via Getty Images
Design e Artes

Foi feito à mão, tem pérolas, ouro e é só o carro mais caro do mundo

Rolls-Royce há muitos, mas como este Boat Tail só há três e só estão ao alcance dos clientes mais privilegiados da marca.

Só vão existir três exemplares do Rolls-Royce Boat Tail, um carro inspirado nos iates de corrida do início do século 20 e no Rolls-Royce Phantom II Boat Tail de 1932. 

Pensa-se que o primeiro exemplar poderá ter sido comprado por Jay-Z e Beyoncé em 2021, já o segundo foi revelado há pouco menos de um ano em Itália com detalhes e acabamentos tão específicos que fazem dele o carro de produção mais caro de todos os tempos, segundo a marca britânica. O terceiro não deverá ser exibído em público, já que o comprador está a pedir que seja mantida confidencialidade. 

Mas voltemos à obra de arte de quatro rodas, o segundo e o mais caro de sempre. Foi feito à mão e é totalmente personalizado com elementos que homenageiam a família do comprador, um “patrono cuja empresa familiar cresceu na indústria de pérolas”, explica a marca. Foi também ele que apresentou aos designers da Rolls-Royce quatro conchas de madrepérola da sua coleção pessoal para que fosse criada a cor única deste modelo.

Para que a cor fosse inspecionada ao pormenor e em diferentes luzes solares, a marca enviou um painel pintado do veículo para a residência do proprietário. Só desta forma se chegou à pintura pretendida que mistura tons de ostra, bronze e rosa, associados ao brilho branco da madrepérola, e o capô mais escuro na cor conhaque.

A Rolls-Royce descreve este trabalho como "um dos acabamentos personalizados mais intrincados que a marca alguma vez já criou".

A famosa popa do Boat Tail tem dois painéis de nogueira com listas em rosa acetinado, revestidos com um verniz específico, que relembra o mundo náutico. Lá dentro, um conjunto de jantar, totalmente exclusivo para cada Boat Tail, inclui loiças e talheres Christofle, dois frigoríficos com temperatura controlada para vinho, além de um guarda-sol e um par de bancos de fibra de carbono dobráveis.

O interior do carro tem revestimentos em madeira e pele e um relógio em madrepérola, escolhido pessoalmente pelo proprietário e retirado de sua coleção particular. Para combinar, o contorno do painel de controlo e algumas teclas são feitas do mesmo material precioso.

À frente, ou na proa para mantermos o tema, destaca-se o tradicional símbolo da Rolls-Royce, o Spirit of Ecstasy, banhado a ouro rosa.

Ainda que não tenha sido relevado o valor específico para este carro, deverá ser superior aos preço estimado de 25-28 milhões de dólares (cerca de 23-26 milhões de euros à taxa de câmbio atual), que custou o primeiro exemplar em 2021. Atualmente, alguns relatórios indicam que este último Boat Tail poderá atingir a marca de 30 milhões de dólares, cerca de 28 milhões de euros

Nécessaire

Testámos o poder das plantas no cabelo e este foi o resultado

A Versa experimentou novos produtos que usam o poder das plantas para realçar e embelezar todos os tipos de cabelo e queremos continuar a usar.

Design e Artes