611 West 56 Street, por Álvaro Siza Vieira
Design e Artes

Ergueu-se o primeiro prédio de Siza Vieira em Nova Iorque

Na selva de betão mais conhecida do mundo, há um novo arranha-céus. Chama-se 611 West 56th Street, o nome da rua onde foi construído, e é um projeto assinado por Siza Vieira.

"Foi uma surpresa e uma surpresa boa porque já não pensava, ao fim de tantos anos, construir em Manhattan", confessou Siza Vieira numa entrevista à Euro News, em 2019. Três anos depois, o arranha-céus 611 West 56th Street está pronto e nos céus nova-iorquinos há um nome português.

Esta torre residencial tem mais de 130 metros de altura e localiza-se no Upper West Side, entre o Riverside Park e o Central Park, com o rio Hudson a dar o ar da sua graça. Esta construção segue a linha arquitetónica a que Siza Vieira já nos habituou. O edifício é inteiramente revestido em calcário Perla Bianca, pensado para contrastar com as torres de fachadas mais escuras e envidraçadas que o rodeiam. Pela sua altura e forma, Siza comparou-o à forma de uma girafa.

611 West 56th Street tem 37 andares e 77 condomínios de luxo. As janelas grandes pontuam a fachada branca e oferecem vistas de Manhattan, aquelas que comumente vemos na sétima arte.

Nada foi deixado ao acaso e os interiores da torre foram projetados pelo estúdio Gabellini Sheppard Associates, de Nova York, dirigido por Michael Gabellini e Kimberly Sheppard para que o luxo se sinta em todos os pormenores. "Aquilo o que é único nesta torre é ser tão simples e fazer algo simples na paisagem de Nova Iorque, mesmo na área em que se encontra, é muito difícil", afirma Michael Gabellini, em entrevista. "Muita da construção recente em Nova Iorque é vidro. Vidro, ideias de reflexão em vidro e por aí em diante. Esta é uma escultura monolítica. Um monolito esculpido", complementa Kim Sheppard na mesma entrevista.

Álvaro Siza, com sede no Porto, ganhou o Prémio Pritzker de Arquitetura em 1992 e já projetou edifícios em todo o mundo, incluindo um pavilhão no topo de uma colina construído na Coreia do Sul em colaboração com Carlos Castanheira, bem como um condomínio habitacional em Itália.

Construir em Manhathan era um desejo que acaba de ver concretizado. Provando assim que os sonhos podem realizar-se em qualquer idade.

Coolhunting

11 fatos de casamento para facilitar a escolha do noivo

Há um sim tão importante quanto o “sim, aceito”. Falamos do fato que o noivo quer exibir no altar.

Design e Artes