A forma como um jogo de futebol mexe com a dinâmica de uma cidade, é um fenómeno que podemos estar prestas a voltar a viver. Este sábado, 10 de maio, há dérbi da 33.ª jornada entre o Benfica e o Sporting no Estádio da Luz e um dos clubes pode sagrar-se campeão nacional. E se acontecer hoje, a festa segue para o coração de Lisboa.
Para isso, é importante estares preparado para o cenário de caos na cidade, especialmente junto ao Marquês de Pombal, onde habitualmente os adeptos se reúnem para celebrar as conquistas, estando já a ser preparado um palco neutro para os festejos de qualquer uma das equipas.
Para que possas celebrar devidamente ou, não sendo adepto, continuar a vida sem grandes constrangimentos, deixamos uma lista do que deves ter ou evitar no dia de um dérbi tão decisivo no futebol português.
O que levar
– Cachecol: um adepto tem sempre consigo, não é verdade?
– Power bank: depois de partilhares todos os festejos nas redes sociais, é importante teres bateria caso tenhas de pedir um meio de transporte para voltar para casa ou telefonar a alguém para te ir buscar;
– Calçado confortável: nem penses em levar ténis novos. Para saltar e celebrar, o melhor é levares um calçado confortável, aquele que já te salvou em inúmeras situações;
– Leva água: entre o calor humano, os fumos e a emoção, vais precisar de te hidratar (e cerveja não conta);
– Leva um casaco leve: estamos em maio e as temperaturas ainda são de primavera, por isso é melhor precaveres-te com um casaco à noite. Se precisares de dicas, aqui encontras algumas.
O que evitar
– Ir a um restaurante na zona dos festejos. A partir das 17h, não vale a pena ires até restaurantes, cafés e supermercados na zona entre o Marquês de Pombal e o Parque Eduardo VII, uma vez que vão estar encerrados a partir dessa hora. A informação consta num documento enviado pela Câmara de Lisboa à agência Lusa, citado pela CNN Portugal. Esses estabelecimentos ficam nos seguintes locais: Marquês de Pombal, no Parque Eduardo VII, nas avenidas da Liberdade, Duque de Loulé, Fontes Pereira de Melo, António Augusto Aguiar, Sidónio Pais, e ruas Braancamp, Camilo Castelo Branco, Rodrigues Sampaio, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Joaquim António Aguiar, Mouzinho da Silveira e Duque de Palmela.
– Levar carro para os festejos. Com o caos na cidade, além de o estacionamento ser reduzido, vais ficar preso no trânsito em vez de festejares, por isso o melhor é optares por transportes públicos;
– Levar mochila. Quanto menos coisas puderes levar além de carteira, telemóvel e chaves de casa, menores as probabilidades de as perderes no meio dos festejos.