I May Destroy You, HBO Max
Design e Artes

Mulheres ao poder! As 6 séries que qualquer feminista não vai querer perder

Beyoncé já nos havia dito que “quem comanda o mundo são as mulheres” e estas séries comprovam isso mesmo.

A televisão não é, e nem pode ser, apenas um local de entretenimento. É fundamental que a caixinha mágica nos alerte para os problemas da sociedade, mesmo que através de histórias fictícias e, muitas vezes, dramatizadas.

A luta feminista precisa de continuar a ganhar espaço, há ainda um longo percurso a percorrer. Outra forma de comunicar, aprender e elucidar as pessoas sobre o feminismo e as preocupações feministas no mundo atual é através das séries televisivas.

Tendo isso mente, fomos analisar as séries de televisão nas quais a mulher assume o papel principal. São histórias que nos podem alertar para os tipos de problemas que a sociedade enfrenta, mostrando, muitas vezes, o quão frágil é a liberdade.

I May Destroy You

Ao mesmo tempo que esta série retrata com precisão o trauma da agressão sexual, dá lições importantíssimas sobre a narrativa da violação, uma aula magistral conduzida por Michael Coel, que assume o papel principal da trama e é também a autora de I May Destroy You.

High Fidelity

Uma mulher que, recentemente, se separa do seu companheiro e aventura-se no mundo para tentar descobrir que caminho deve seguir na vida. Pode até parecer um cliché, mas esta série é sobre as várias camadas do ser humano e de como é que nos podemos conhecer verdadeiramente. A busca pelo novo amor é apenas um detalhe, nada mais.

Unbelievable

Baseada numa história verídica sobre uma adolescente que é acusada de mentir sobre uma violação. Apenas por isso, esta é uma descrição horrível, mas, para nos dar esperança, é a resiliência das detetives responsáveis que fazem de tudo para que a verdadeira história seja ouvida. Uma lição para mais tarde recordar.

Fleabag

É difícil encontrar uma personagem feminina que, orgulhosamente, abraça os seus defeitos, erros e tragédias. Mas em Fleabag encontramos essa mulher que ao mesmo tempo lida com uma vida de uma forma complexa e hilariante. Um retrato preciso sobre o que é ser-se mulher, especialmente nos primeiros anos da vida adulta.

The Handmaid’s Tale

June, que é interpretada por Elisabeth Moss, é uma mulher cuja liberdade lhe foi roubada, tudo isto devido a uma nova ditatura que tomou conta dos EUA (com tantas movimentações políticas, até sinto um arrepio na espinha ao lembrar-me desta série). Apesar de todas as liberdades das mulheres terem ficado em cheque, nesta série, a união de todas lembra-nos que o caminho é precisamente esse, em união.

Grace & Frankie

Nesta série, as personagens titulares têm as suas vidas viradas do avesso, depois de os seus respetivos maridos as deixarem (para iniciarem uma relação gay entre si). Os altos e baixos da amizade destas duas mulheres, bem como os altos e baixos da busca por uma nova vida pós-casamento (incluindo trabalho e amor), estão tão bem demonstrados que nos podem fazer rir e chorar em menos de 20 minutos.

Gourmet

Eat Pray Love, a verdadeira experiência

Na procura de autoconhecimento, gastronomia e paz interior, chegamos a um espaço em Lisboa.

Design e Artes