Serra do Marão | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

O mistério da capela portuguesa que desafia a fúria das tempestades

Existe um local em Portugal, que abriga uma capela, onde as tempestades são mais brandas. Explicamos onde e porquê.

O nome pode ser bonito, mas as previsões da tempestade Martinho nem por isso. Devido à chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca sob aviso laranja os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja entre as 21h de quarta-feira, dia 19, e as 06h de quinta-feira, dia 20. Também Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso laranja devido à agitação marítima forte, enquanto o amarelo aplica-se a Bragança, devido ao vento forte, e Portalegre, Évora e Santarém vão estar igualmente sob aviso amarelo por causa da chuva. 

O cenário não é convidativo no dia que antecede o início da primavera e os alertas, incluindo da Proteção Civil para o risco de inundações na zona litoral do território continental, deixam-nos preocupados. 

Mas existe um território em Portugal que poderá estar mais a salvo das maiores consequências da tempestade Martinho. Falamos da Serra do Marão, no norte de Portugal, que funciona como uma barreira natural para as tempestades.

Tal deve-se ao efeito orográfico, isto é, quando massas de ar húmidas e carregadas de nuvens vindas do Atlântico atingem a serra, perdendo força e fazendo com que a maior parte da chuva caia antes de ultrapassar a serra. Isto resulta num clima mais húmido e chuvoso a oeste (no litoral) e mais seco a leste (no interior). Para além disso, a serra impede que os ventos marítimos e húmidos avancem facilmente para o interior, funcionando como uma barreira que condiciona a passagem de frentes meteorológicas.

Por estas razões, o Marão é essencial para a diferença climática entre o litoral e o interior norte de Portugal, tornando Trás-os-Montes mais seco em comparação com o Minho e o Douro Litoral.

Não é, assim, por acaso que haja registos da resistência às tempestades num dos monumentos da Serra do Marão, a Capela da Senhora da Serra, que ficou conhecida por desafiar a fúria

 

Apesar de tudo, é preciso ter cuidado e evitar a circulação nas horas em que os avisos do IPMA e da Proteção Civil estão em vigor. 

Mostramos na galeria de imagens esta serra especial que faz frente às tempestades, assim como a beleza da região do Marão. 

Gourmet

Por que razão o Ice Tea de Pêssego chega ao fim? "Rest in Peach"!

É uma das bebidas mais famosas e vai acabar em breve. Felizmente, a Lipton tem alternativas ao Ice Tea de Pêssego.

Design e Artes

IOL Footer MIN