Reprodução 'The Simpsons' | Edição de imagem: Vasco dos Santos
Design e Artes

Novo episódio: 'Os Simpsons Continuam a Prever O Futuro do Mundo'

Do mundo animado para a vida real, as infindáveis coincidências continuam e só nos levam a uma certeza: o futuro do mundo já foi escrito e visto em Os Simpsons.

A série de animação Os Simpsons nasce da genialidade de Matt Groening, a par de outros co-autores, e apresenta-se como uma sátira à sociedade americana, ainda que com referências a outras culturas e outros mundos. O escárnio presente no retrato de todos nós através da famosa família amarela explica o seu sucesso, ainda que atravessado por muita controvérsia, que já chegou a 34 temporadas e a quase 800 episódios, no total. Mas há muito que esta sitcom se tornou bem mais do que um mero entretenimento televisivo, assustando-nos com antevisões de tempos futuros…

Não há apreciadores de teorias da conspiração que não se deleitem com uma boa previsão “simpsiniana”, principalmente, quando a famosa série já nos deu bem mais do que uma mão cheia delas, desde a previsão dos atentados 11 de setembro, passando pela pandemia Covid-19 ou a eleição de Trump. Mas o que explica a correlação extraordinária entre os episódios de Os Simpsons e a vida real? Será que por detrás desta narrativa temos um feiticeiro com uma bola de cristal ou será Matt detentor de um portal do tempo com contactos alienígenas? Ainda que tudo isto nos pareça provável, vamos deixar as teorias da conspiração para aqueles que têm mais jeito para suposições.

Deste lado, propomos Os Simpsons Continuam a Prever O Futuro do Mundo para novo episódio e enumeramos alguns dos momentos que já nos diziam o que ia acontecer ao mundo… Como diria Homer Simpson, "isto já estava assim quando cá cheguei”.

Aquela que muitos apontam como a primeira, e talvez a mais rebuscada, previsão da série data de 1997, no episódio The City of New York vs. Homer Simpson. Os filmes Loose Change, que falam sobre teorias da conspiração relacionadas com os ataques 11 de setembro, sugerem que os acontecimentos fatídicos tinham aqui sido previstos num bilhete de autocarro para Nova Iorque apresentado por Lisa Simpson, no qual o número 9 surge ao lado do World Trade Center, o que faz com que o cartaz se assemelhe à data 11 de setembro (9/11).

Mas ainda antes desta referência já tínhamos algumas previsões que se mostravam certeiras. No episódio de 1990 Two Cars in Every Garage and Three Eyes on Every Fish, “Blinky”, um peixe de três olhos, é aqui retratado. Estas imagens serviram de dejavú à notícia sobre um pescador argentino que apanhou um peixe de três olhos perto de uma central nuclear.

 

Também em 1990 a série satirizava a censura de grandes obras de arte sem saber que tal acabava por acontecer em 2016, quando a estátua David, de Miguel Ângelo, foi condenada pela nudez.

 

 

E em 2017, quando a Disney anunciou que teria adquirido a 21st Century Fox, todos sentimos que já tínhamos visto aquilo em algum lado. É que em 1998 Os Simpsons faziam uma clara referência a esta compra.

Já dois anos antes da crise económica na Grécia, em 2008, Homer Simpson aparecia num telejornal sobre um curioso rodapé que lançava a seguinte piada: “A Europa põe a Grécia no Ebay”. 

Em 2010, houve ainda a previsão do prémio Nobel, quando uma das personagens aposta em Bengt Holmstrom para vencedor e, sim, foi o que aconteceu em 2016.

E não só anteviram a chegada de Donald Trump ao poder, como o mapa eleitoral do ano em que o empresário chega à presidência.

Como se tal não bastasse, chegamos a 2023 e assim que Donald Trump é indiciado na Corte Criminal de Manhattan, os fãs de Os Simpsons lembraram o episódio de 1994 que mostra a família amarela a assistir a um telejornal, no qual se noticiava a prisão de um ex-presidente dos Estados Unidos, mas não só.

Para cúmulo da coincidência, nestas mesmas imagens, o pivô dá a notícia ao país, enquanto fala de uma nova boneca Barbie. Ora, neste momento, como não pensar no filme que tem sido quase tão falado quanto o processo de Donald Trump? 

 

Coincidências à parte, o melhor mesmo é esperar que a série lance novos episódios a retratar a paz do mundo e apogeus económicos. É que, pelo sim pelo não, preferimos uma futurologia a nosso favor.

[to be continued...]

Coolhunting

Não subestimes o poder de um chapéu bucket, seja da Zara ou da Dior

Continuam na moda e estão por todo o lado. Já podemos dizer que são um statement de estilo?

Design e Artes