Edição de imagem: Vasco dos Santos
Design e Artes

Isto é real ou está o TikTok sob efeito de alucinógenos?

Sejam bem-vindos ao "CoreCore", a nova tendência no TikTok que nos prepara para uma viagem alucinante.

Há uma nova tendência que é tão “core” que é “CoreCore”. Se esta introdução ao tema parece confusa, preparem-se para as imagens.

Vídeos do TikTok a disparar várias imagens em apenas alguns segundos. Vemos um meme de Family Guy e, de repente, um alerta: “Acordem!”. Logo a seguir, uma mão surge a tocar gentilmente numa parede azul e eis que se ouve: “A Internet e a tecnologia criaram uma ideia de que a vida é eterna, mas a razão pela qual a vida é bela é porque é fundamentalmente limitada”. Depois disto, seguem-se imagens do filme de animação Wall-E e pessoas na rua a mexerem nos seus gadgets… “Esta pode ser a última interação que temos e há algo de maravilhoso nisso”.

Se para muitos parece que se depararam com o TikTok sob efeito de alucinógenos ou que interceptaram uma realidade paralela quando abriram a aplicação, para tantos outros isto é “a vida real”.

 

Mas o que é isto do "CoreCore" e o que nos quer dizer?

Uma explicação clara será difícil e certezas parece que ninguém as tem, mas podemos começar por interpretar o conceito “Core”, que, na sua definição mais simplista, significa âmago, génese ou o centro de qualquer coisa. E é por isso que a plataforma TikTok tem capitalizado o sufixo “core” para definir inúmeras tendências, como “MermaidCore”, “ConfortCore”, entre tantas outras, de forma a propor tendências e a definir estéticas.

Em “CoreCore”, duplica-se o termo para propor reações a todos os "core's", ao amontoado de tudo. Isto é certo. E, numa série de imagens à partida sem nexo, parece que se quer chamar a atenção para a forma como vivemos as nossas vidas, e como o digital tomou conta de nós. Esta tendência quer desafiar-nos a repensar o caos, numa abordagem quase poética ao surrealismo – se muitos a querem entender como uma expressão artística, nós dizemos que é mesmo surreal o ritmo acelerado das nossas vidas.

Das duas uma, ou o “CoreCore” é só mais uma forma bizarra de chamar a atenção para uma tendência que tem os seus minutos de fama contados, ou o seu conceito sui generis traz-nos uma reflexão poética da vida. Seja qual for o caminho desta tendência, deixamos as hipóteses ao vosso critério.

Coolhunting

Todos vão saber o nome dele: é designer, português e o talento fala por si

Renato Luiz Carvalho é o nome do designer português que está a começar a destacar-se no mundo da moda e a Versa foi conhecê-lo.

Design e Artes