Não é todos os dias que acontecem fenómenos meteorológicos em Portugal e o último fez muitos olharem para o céu a 15 de março. Foi em Almeirim, no distrito de Santarém, que se registou algo a que é chamado de "nuvem funil", que é nada mais do que um mini tornado, algo raro por estes lados.
Precisamente por isso não estamos tão familiarizados com estes termos, nem sabemos ao certo do que se trata uma "nuvem funil" ou um tornado, nem quais os maiores mitos.
Em relação ao primeiro ponto, uma nuvem funil pode ser definida como uma "nuvem de condensação, tipicamente em forma de funil e a estender-se para fora de uma nuvem cumuliforme" e "que pode ou não estar em contacto com o solo", explica a American Meteorology Society. Se a rotação da nuvem for violenta e entre em contacto com o solo, podemos falar então num tornado, que resulta então do encontro entre o ar quente e húmido próximo da superfície e o ar mais frio e seco nas camadas superiores da atmosfera, podendo dar origem a tempestades severas (toma nota deste pormenor, dará jeito adiante).
Quanto aos mitos, são vários os que levam a que tenhamos ideias erradas sobre os tornados.
Um deles, e talvez aquele em que mais portugueses acreditam por não estarem familiarizados com este fenómeno, é que os tornados não atingem áreas urbanas. Apesar de serem mais comuns fora de grandes áreas urbanas, como é exemplo o tornado que atingiu município de Almeirim, a verdade é que os tornados podem, sim, atingir grandes cidades.
A propósito, aproveitamos para desmistificar mais dois mitos.
Se um tornado se aproximar, devemos abrir as janelas? Existe um mito que diz que se devem abrir as janelas de modo a equalizar a pressão e minimizar os danos, mas o que é facto é que tal só vai fazer com que os ventos fortes entrem dentro das casas ou estabelecimentos e aumente a destruição. Posto isto, janelas fechadas.
Um terceiro mito digno de nota é que os tornados são sempre acompanhados de tempestades. Ora, apesar de a maioria dos tornados estar associado a tempestades, alguns podem ocorrer sem uma grande tempestade visível ou com uma quantidade mínima de precipitação. Contudo, no caso de vir acompanhado de uma tempestade, sabe aqui o que não deves fazer.