Tupperware | Fotografia: D.R.
Design e Artes

O maior segredo dos teus tupperwares está na tampa

A Tupperware acaba de anunciar falência, mas para trás deixa um legado de mais de 70 anos e uma tampa revolucionária que, sem saberes, facilita-te a vida.

Pode ou não ser da marca Tupperware, mas sempre que armazenamos alimentos numa caixa referimo-nos a um tupperware, um fenómeno que acontece com marcas que se tornam tão populares que acabam por ser o nome genérico de um produto. A Tupperware, criada na década de 40, criou produtos tão populares que podíamos encontrar em qualquer casa, passando de geração em geração.

Contudo, e apesar de todo o sucesso, é oficial: o império Tupperware chega ao fim após a multinacional norte-americana declarar o início do processo de falência da empresa devido à queda de vendas nos últimos anos, tanto por culpa da concorrência, como da menor capacidade de compra por parte dos consumidores. 

Mas antes do fim efetivo, com o encerramento de lojas e total liquidação de stock, eis a questão: sabes a história com mais de 70 anos da Tupperware e qual o verdadeiro fator que a levou a triunfar?

Earl Tupper é o grande responsável pelo conceito das atuais tupperwares, tendo criado em 1946 caixas para guardar alimentos com revolucionárias tampas herméticas baseadas em latas de tinta. Contudo, a ideia inovadora só veio a vingar anos mais tarde.

Foi Brownie Wise quem viu potencial neste produto e arranjou uma forma de o levar até casa das pessoas, através da venda na base da demonstração, tendo assim surgido em 1951 a famosa “reunião Tupperware”, que serviu de meio para o empreendedorismo feminino, uma vez que muitas mulheres, donas de casa na altura, se viram encarregues de demonstrar as mais valias das caixas da Tupperware, conquistando assim uma oportunidade de carreira.

Mas não é (só) neste método de venda que está o grande segredo deste negócio. Sem a tampa revolucionária, talvez a Tupperware não seria o que é hoje.

A tampa hermética da Tupperware surgiu como resposta ao aumento da população idosa, com cada vez maior esperança média de vida, sendo assim concebida com o fim de tornar a abertura das caixas mais fácil, especialmente para esta população mais envelhecida.

À funcionalidade junta-se a garantia de qualidade, uma vez que ao tratar-se de uma tampa hermética (entenda-se por hermético o que está completamente fechado e não permite a entrada de ar, fumo ou vapor), cria uma espécie de vácuo, que evita a retenção da humidade, levando à conservação da frescura e nutrientes dos alimentos.

A esta revolução, a Tupperware foi juntando outros pormenores em resultado da evolução dos tempos, incluindo um design mais inovador, funcional e sustentável. Atualmente, está em mais de 100 países, entre eles Portugal, onde, no entanto, muito em breve vai desaparecer. 

Design e Artes

Lidl, Continente ou Pingo Doce: onde está o detergente para a roupa mais barato?

O detergente mais barato à venda em três dos principais supermercados nacionais custa menos de cinco euros e dá para 100 lavagens.

Design e Artes