Elon Musk - Fotografia: Getty
Design e Artes

Chips em cérebros, lutar com Putin e mandar-nos para Marte: o plano de Elon Musk

Elon Musk é o homem das mil polémicas. Quer controlar computadores com a mente, desafiou Vladimir Putin, quer-nos a trabalhar em Marte e, finalmente, dominou o Twitter. Quem tem dinheiro, tem mesmo (quase) tudo.

Elon Musk assumiu o controlo do Twitter na véspera do prazo dado por um tribunal dos EUA para evitar ir a julgamento, finalizou o acordo de compra por 44 mil milhões de dólares (o mesmo valor em euros) e publicou esta mensagem na rede social numa alusão ao pássaro azul que constitui o logótipo:

"A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça comum da cidade digital, onde uma vasta gama de crenças pode ser debatida de forma saudável, sem recorrer à violência", escrevera antes Musk, numa rara mensagem longa. E concluiu: "Existe atualmente um grande perigo de os meios de comunicação social se dividirem em câmaras de eco de extrema-direita e de extrema-esquerda que geram mais ódio e dividem a sociedade".

Musk é presidente da Tesla, a fabricante de veículos elétricos, e também da SpaceX, empresa privada de exploração espacial. É ainda dono das empresas de transporte Hyperloopa; da The Boring Company, que se dedica à construção de túneis subterrâneos; da SolarCity, que comercializa painéis solares para empresas e residências e da Neuralink, empresa de neurotecnologia que pretende unir o homem à máquina por meio de chips cerebrais.

Em diversos momentos, tem sido o mestre das melhores polémicas dos últimos tempos:

Luta contra Vladimir Putin

Dez dias depois do início da guerra, Musk desafiou o presidente Vladimir Putin para uma "luta um contra um". Quem ganhasse ficava com o país invadido.

Corrida espacial

Musk entrou numa corrida espacial privada disputada também por Jeff Bezos. O fundador da Amazon comanda a Blue Origin, concorrente direta da SpaceX. Elon Musk dizia que Bezos se tinha aposentado dos negócios para se dedicar a processos contra a SpaceX.

Desvalorizou a pandemia

Em março de 2020, disse que "o pânico" em relação à Covid-19 era "estúpido" e afirmou num email para funcionários da Tesla (sem dizer a fonte dos dados) que os acidentes de carros matavam mais do que a doença.

Chips no cérebro de pessoas

Após testes em animais, como porcos e macacos, a sua empresa Neuralink anunciou que se a preparar para realizar os primeiros testes em seres humanos. O objetivo era implantar um chip do tamanho de uma moeda no cérebro de pessoas com dificuldades motoras para que elas consigam controlar o computador com a mente.

Empregos em Marte

Musk chegou a afirmar que prevê que humanos trabalhem em Marte já em 2050. É quando ele estima que o planeta vermelho alcançará um milhão de habitantes, e "com muitos empregos".

Controversa

ControVERSA. LGBTQ+ vence o "monstro" da Netflix, mas todos têm algo a dizer

Disclaimer: LGBTQ+ vai ganhar a discussão, mas vamos dar protagonismo a outras vozes.

Design e Artes