Este ano, os portugueses pretendem gastar, em média, 1.005,57 euros nas férias, segundo dados do Observador Cetelem que analisou as intenções dos portugueses para as férias de verão deste ano.
A maioria (60%) elege Portugal como o destino de férias preferido, nomeadamente o distrito de Faro, enquanto os que optam por fazer férias no estrangeiro preferem Espanha (38%), apesar de começar a crescer o interesse por França (14%), Itália (12%) e Marrocos (8%).
Já segundo o Revolut Travel Report, os portugueses preferem passar as férias de verão na praia (57%) e de preferência com tudo incluído (41%) e em família (41%).
Quanto ao que mais gostam de fazer, quase metade dos inquiridos (48%) não resistem a saborear a comida e descobrir as tradições locais, 41% prefere visitar monumentos, enquanto 20% investe em conhecer os habitantes ou assistir a eventos culturais (21%).
Mas há também o reverso da medalha e, mesmo durante as férias, existem comportamentos que tiram qualquer um do sério. Um novo estudo da eDreams analisou as atitudes dos portugueses durante os voos de avião e concluiu que a maioria (57%) irrita-se com pessoas que reclinam as cadeiras para trás ou por serem obrigados a levantar-se para deixar o vizinho passar (54%).
E se és daquelas pessoas que se levanta mal o avião aterra, ficas a saber que essa é outra das atitudes que mais irrita os portugueses (32%), bem como aquelas pessoas que estão constantemente a meter conversa (27%).
E crianças nos aviões? O tema divide opiniões, mas os resultados do estudo da eDreams mostram que 45% dos portugueses estão muito inclinados a apoiar voos exclusivamente para adultos, face a 31% que não apoiam a ideia. Os jovens são quem mais apoia os voos exclusivos para adultos.