Flying Car. Fotografia: Getty
Design e Artes

Os próximos carros voam! Bem-vindos ao futuro das viagens

Acabou-se o trânsito infernal em hora de ponta. No futuro, as viagens de carro fazem-se pelos céus e não há maus condutores.

Chamar um táxi ou encomendar uma pizza nunca mais será o mesmo. O futuro é risonho para aqueles que aguardam ansiosamente pelo próximo avanço tecnológico.

Quem diria que os carros voadores que vimos nos filmes de ficção científica chegariam a este século? A Volkswagen criou um protótipo totalmente funcional para um carro voador automatizado, ou seja, que nem precisa de pilotos ou condutores para navegar nos céus – “um protótipo de drone de passageiros de última geração” que promete revolucionar a indústria automobilística e de aviação.

Foi na Volkswagen China que a marca alemã criou o seu primeiro projeto de design aeronáutico, agora, apelidado de Flying Tiger [Tigre Voador, na tradução literal].

O veículo tem quatro lugares, cerca de 11 metros de comprimento por 10 de largura, e, segundo os cérebros por detrás desta operação, o objetivo será o de realizar viagens de 200 quilómetros por hora, com a duração máxima de 60 minutos por voo.

Se olharmos para as imagens do protótipo, vamos ver semelhanças a um helicóptero - além da estética, a mecânica de aterragem e decolagem é idêntica. Já o design, em tons pretos e dourados, explica o nome “Flying Tiger” e marca o lançamento do Ano do Tigre no horoscopo chinês.

Claro que não esperamos que esta aeronave, numa primeira fase, entre de pés juntos num mercado aberto às massas. Aliás, teríamos todos sérios problemas de estacionamento, para não falar de financeiros - já que não se espera que o veículo seja barato. Por esta razão, a Volkswagen da China quer começar por lançar os “táxis aéreos VIP”.

"A nossa visão […] servirá à crescente elite urbana que viajará entre os aglomerados de megacidades chinesas para negócios e lazer", disse Zhou Jin, gerente de projetos e encarregado pelo produto na Volkswagen China.

"Então, na primeira fase do seu uso comercial, será provavelmente lançado como um produto premium para indivíduos de alto patrimônio líquido, por exemplo, para serviços de transporte aéreo VIP', revelou.

Mais novidades esperam-se no próximo verão. Até lá, resta-nos a esperança de deixar de buzinar aos condutores que nunca deveriam estar atrás de um volante.

Para um mundo que já foi puxado a carroças, a isto chamamos progresso.

Coolhunting

Esqueçam o ódio às Crocs. Novo modelo já esgotou e é genial

Genial? Sim. Bonito? Nem por isso. Vamos conhecer e perceber o novo modelo da marca Crocs.

Design e Artes