Prateleiras | Fotografia: Pexels
Design e Artes

Sete dicas para decorar prateleiras sem tirar espaço de arrumação

Decoração e arrumação nem sempre são compativeis, mas há sete formas de tornar tudo harmonioso. Segue as dicas que temos para ti.

Uma das maiores dificuldades da arrumação é arranjar espaço para tudo o que temos, sem descurar a harmonia de cada divisão. Podemos não ser a Marie Kondo, a guru da organização de casa, mas temos sete dicas para que as tuas prateleiras pareçam organizadas e, claro, bonitas. 

Cria harmonia de cores com os livros 

Uma forma de dispor o livros sem que a cor da lombada interfira nos tons da decoração é dispô-los com as páginas à vista. Deste modo, tens a certeza de que apenas os tons neutros das folhas saltam à vista.

Acrescenta elementos verdes 

As plantas podem fazer a diferença na decoração de uma prateleira cheia de livros, CDs e outros objetivos que não sejam tão estéticos.  

Esconde o que não interessa

Se as plantas disfarçam alguns objetos, há outros que têm mesmo de ser escondidos. Para tal, só precisas de arranjar cestos ou caixas de arrumação que combinem com os tons da decoração em redor e voilà: fica tudo arrumado e harmonioso.   

Cria sequências 

Em vez de colocares objetivos de forma aleatória sobre as prateleiras, distribui-os numa sequência harmoniosa, como no exemplo acima.  

Alcança o equilíbrio 

Não enchas demasiado as prateleiras com artigos de decoração e outros que precises de arrumar, mas não as deixes praticamente despidas - a chave está no equilíbrio. 

Dá um toque pessoal 

Em cada prateleira, deixa um toque teu. Uma peça de cerâmica, uma vela, um cristal, prints ou até um quadro pintado por ti. Deixa que a prateleira salte à vista não pelo que lá arrumas, mas pela forma como a decoras.  

Joga com a geometria 

Não coloques todos os livros na horizontal, nem deixes os objetos centrados na prateleira. Brinca com a geometria dos artigos que lá colocas.

Gourmet

Davvero: Não sou fã de brunch. Ou não era…

Nunca digas nunca. O restaurante do Hotel Sublime Lisboa fez-me questionar certezas absolutas e até usar uma redundância.

Design e Artes