Uma cidade insular flutuante é o conceito que está a ser desenvolvido nas Maldivas e que nos põe o pé fora de casa a um mergulho do mar. Se o cenário, aqui, já era idílico, a Blue Estate Island levou o sonho mais longe.
Numa lagoa de 200 hectares, a 10 minutos de Male, surge a promessa de vilas coloridas, com um vislumbre de Veneza, numa cidade que flutua sobre o mar das Caraíbas.
É um empreendimento residencial deslumbrante que entra para a lista de estabelecimentos à frente do seu tempo e autossustentáveis – ainda que haja muitas questões sobre o impacto ambiental deste projeto, procura-se encontrar a melhor solução para prevenir as alterações climáticas, juntamente com Dutch Docklands, promotores holandeses deste projeto.
Maldivas Cidade Flutuante (MFC, na sigla em inglês) é um conceito em desenvolvimento há mais de uma década e o primeiro do género. A construção terá início ainda este ano, mas diz-se que será concluída na próxima década, já que pretende contar com hotéis, restaurantes, boutiques e uma marina assim fora de série.
Várias estruturas interligadas transmitem a ideia dos recifes da ilha e servem para homenagear o património local, ao mesmo tempo que criam um estilo de vida sustentável e seguro para quem decida lá viver.
"Este será um lugar extraordinário onde os locais e os estrangeiros poderão comprar a preços acessíveis a propriedade dos seus sonhos", diz o CEO das Docklands holandesas Paul HTM van de Camp, que sabe da necessidade de criar alojamentos nas Maldivas.
Mas o que interessa mesmo a quem sonha, é tornar tudo isto um bocadinho mais real, e nada melhor do que as imagens que falam mais do que todas estas palavras.