Rei Carlos III. Fotografia: Getty
Design e Artes

Sete Palácios e 56 casas de férias: o valioso império do rei Carlos III

Mesmo com milhões de euros em imóveis, o rei Carlos III prefere viver numa casa em vez de num dos sete palácios. Certo é que, em qualquer parte do mundo, terá um lugar requintado para dormir.

Quanto vale o património do rei Carlos III? Foi esta a questão colocada pela revista Forbes e que exigiu uma profunda investigação por entre registos de propriedades, relatórios anuais, auditorias, arquivos e documentos legislativos. O trabalho árduo mata-nos agora a curiosidade ao revelar o valor herdado por Carlos III depois da morte da rainha Isabel II, a 8 de setembro de 2022. 

Nesse mesmo dia o ex-príncipe de Gales assumiu o trono e a responsabilidade de gerir uma grande fortuna. Segundo a Forbes, o novo monarca de 73 anos tem agora em mãos um império avaliado em 42 mil milhões de dólares (isto é, 42,5 mil milhões de euros).  

Desta quantia fazem parte vários imóveis, incluindo o Palácio de Buckingham que valerá cerca de 4,9 mil milhões de dólares, de acordo com a mesma revista, e onde o rei renunciou residir. O atual rei de Inglaterra prefere continuar na sua residência em Londres, a Clarence House, junto ao Palácio de St. James.  

Contudo, o monarca podia ter escolhido qualquer outro sítio para viver. Afinal, imóveis é o que não lhe falta desde o Reino Unido à Transilvânia, na Roménia.  

Há algo de curioso na vida da realeza, talvez por crescermos rodeados de filmes com príncipes e palácios. Para quem o sangue azul não corre nas veias, a ficção ou a realidade das monarquias que ainda existem é o que permite sonhar com a vida num palácio. E neste caso estamos a falar de império herdado pelo rei Carlos III com: sete palácios, 10 castelos, 12 casas, 56 casas de férias e 14 ruínas antigas. 

A contagem da Forbes reúne um total de 87 imóveis que, apesar de nem todos serem propriedade direta do rei (a maioria é detido pelo Crown Estate, o Ducado de Lancaster e o Ducado da Cornualha), fazem parte da Coroa. E a contagem não fica por aqui.  

O monarca supervisiona ainda propriedades comerciais, residenciais e agrícolas em todo o país, e tem acesso a pelo menos 49 propriedades espalhadas pelos 15 reinos da Commonwealth.  

 

Coolhunting

Esquece os gadgets e pechinchas: Louis Vuitton, Chanel, Rolex e Hermès chegam à Amazon

A Amazon entrou em força no mercado de revenda de artigos e tem disponíveis centenas de peças de luxo em segunda mão graças a um acordo com o revendedor What Goes Around Comes Around (WGACA).

Design e Artes