O outono é uma estação marcada por frutas como o marmelo, a romã, a laranja, a tangerina e o dióspiro. E, no que toca ao dióspiro, normalmente, ora se adora, ora se odeia, ora, também, se tem preferência por um só tipo. Isto porque existem dióspiros chamados "de roer" e dióspiros moles (aqueles que se comem à colher com iogurte ou se adiciona a sobremesas para adoçar).
Mas, sem querer, podes ter um dióspiro mole.
Isto porque, talvez não saibas, mas ao guardares dióspiros perto de maçãs ou bananas, estes vão amadurecer e perder a adstringência. Isto acontece porque essas frutas libertam etileno, um gás natural que acelera o amadurecimento, pelo que, se colocares um dióspiro ainda meio verde num saco com uma maçã, em poucos dias ele fica doce, macio e pronto a comer.
Curiosamente, este truque é usado até por agricultores e comerciantes para amadurecer dióspiros sem os deixar estragar, tratando-se quase de uma pequena magia da natureza.
Assim, se gostas de dióspiros rijos, não deves colocá-los em contacto com maçãs e bananas. Já se gostas de os comer bem moles, já sabes que truque usar.
