Deixas este eletrodoméstico sempre ligado à tomada? É um perigo iminente
-
Rafaela Simões
- 13 mai, 10:50
Possivelmente usas este eletrodoméstico todos os dias e talvez mais do que uma vez sem nunca retirar da tomada. Parece inocente, mas é um perigo à espreita.
Da nova máquina de café do Pingo Doce ao café da Mercadona, tudo para amantes de café
Conhece Nicolas Natan, a criança de 12 anos apaixonada por café
Há pequenos gestos do dia a dia que fazemos quase em piloto automático. Um exemplo? Tirar um café, pousar a chávena e sair de casa. Mas há um detalhe que muitas pessoas ignoram: a máquina de café continua ligada à corrente.
Parece inofensivo (afinal, está "desligada"), no entanto, especialistas em segurança elétrica alertam que deixar certos eletrodomésticos permanentemente ligados à tomada pode representar riscos reais, sobretudo em aparelhos que trabalham com calor e pressão, como as máquinas de café.
Por que razão a máquina de café pode ser perigosa?
As máquinas de café modernas contêm resistências elétricas, circuitos eletrónicos e sistemas de aquecimento que continuam parcialmente ativos mesmo quando o botão principal está desligado. Em muitos modelos, existe um consumo em standby e alguns componentes permanecem sob tensão elétrica.
O problema surge quando há falhas elétricas internas; desgaste dos componentes; acumulação de humidade; sobreaquecimento; e picos de corrente durante trovoadas ou oscilações da rede.
Embora os incidentes graves sejam raros, há registos de pequenos curto-circuitos, cheiro a queimado e até princípios de incêndio associados a aparelhos deixados constantemente ligados.
E o que poucos sabem, é que o risco aumenta com o tempo. Com o envelhecimento da máquina, as borrachas secam, os cabos degradam-se e os resíduos de café e vapor acumulam-se no interior do aparelho. Isto significa que quanto mais antiga for a máquina, maior a probabilidade de uma avaria elétrica passar despercebida.
Perigos e... gastos ao final do mês
Para além disso, não há apenas perigosos, há gastos de energia. Se mantiveres a máquina ligada à tomada sem a estares a usar, isso pode refletir-se na fatura ao final do mês.
Por isso, a recomendação mais prudente é simples: desligar a máquina da tomada depois de usar, sobretudo antes de sair de casa; durante a noite; em períodos de trovoada; se o aparelho for antigo; e se notares aquecimento anormal ou cheiro estranho.
A verdade é que desligar a tomada demora dois segundos e pode evitar desde um gasto desnecessário de energia até um problema elétrico sério.
Agora que sabes como usar a máquina de forma segura, vê as opções que deixamos na galeria de imagens.
RELACIONADOS
A lagoa portuguesa proibida com uma promessa que dura há dois anos
-
Rafaela Simões
- 13 mai, 10:16
