Fotografia da exposição 'REVOLUÇÕES – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)', de Uliano Lucas, no Museu do Aljube
Evasão

Agenda Versa: um fim de semana prolongado cultural

No fim de semana prolongado, aprende um novo estilo de dança, descobre o melhor cinema independente ou revisita os dias da Revolução de 1974.

Se ainda não tens planos para o fim de semana, presta atenção ao que se segue. Abaixo, deixamos-te algumas sugestões de programas para ocupar o fim de semana e o feriado que se aproxima.

Descobre o melhor cinema independente no IndieLisboa

O IndieLisboa comemora 20 anos e, durante 11 dias, festeja a data com estreias de filmes mundiais e nacionais, filmes de autores de renome e emergentes, concertos, conversas, sessões especiais e um programa especial para crianças e jovens. Destaca-se a retrospetiva dedicada à obra do mestre surrealista Jan Švankmajer; a estreia nacional do díptico de filmes de João Canijo Mal Viver (Urso de Prata e Prémio do Júri no Festival de Berlim) e Viver Mal; Rodeo, a primeira longa metragem da cineasta francesa Lola Quivoron; In Water, de Hong Sang-soo e Here de Bas Devos, que foi o vencedor do Prémio Melhor Filme na secção Encounters do Festival de Berlim. Consulta aqui a programação completa que decorre até 7 de maio.


Conhece o outro lado do 25 de abril com a exposição Revoluções: Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974) – fotografias de Uliano Lucas

No rescaldo das celebrações do 25 de abril, sugerimos uma visita ao Museu do Aljube, em Lisboa, para conhecer as fotografias de Uliano Lucas, fotojornalista italiano que documentou os movimentos independentistas da Guiné-Bissau e Angola, mas também o dia a dia em Portugal entre 1972 e 1974 e os dias de festa da Revolução. As 56 imagens selecionadas, algumas delas inéditas, mostram estes três territórios fotografados entre 1969 e 1974, numa exposição com curadoria de Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo.

Até 30 de setembro, Museu do Aljube Resistência e Liberdade. €1,50 - €3



Dá um pezinho de dança grátis no UBBO

Este sábado celebra-se o Dia Mundial da Dança e o centro comercial UBBO, na Amadora, assinala a data com um dia repleto de aulas dedicadas a diversos tipos de dança. A Praça Central será onde às 11h30 começa a primeira atividade do dia – uma masterclass de zumba. Seguem-se aulas de afrohouse, de funk ou de hip hop, sempre intercaladas por performances da Jazzy Dance Crew. Podes consultar aqui mais informações.

 

Prova os melhores alvarinhos e o fumeiro da região na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro está de volta a Melgaço entre 28 e 29 de abril. O Largo da Feira será o local onde terão lugar provas de vinho, showcookings, degustações e música ao vivo. O evento abre portas ao público no dia 28 de abril, sexta-feira, às 10h, com degustações dos melhores produtos que a região tem para oferecer.

Gourmet

No jantar do Sublime Comporta, Justa Nobre é a convidada especial

Justa Nobre junta-se a Fausto Airoldi para um jantar especial a quatro mãos no próximo dia 11 de maio.

Evasão