No topo da Serra da Gardunha, encontramos uma aldeia histórica repleta de misticismo e de beleza natural que é ideal para visitar nestes dias de outono.
Castelo Novo, no Fundão, é uma pequena aldeia histórica com cerca de 353 habitantes, cuja fundação com o nome atual remonta ao período compreendido entre 1205 e 1208, quando terá sido construído um novo castelo no cimo da Serra que deu lugar à construção mais antiga que ali existia.
Com uma paisagem marcada pelos tons de verde da natureza e de cinzento das construções em granito, Castelo Novo é uma localidade em que os cheiros da terra, das lareiras acesas e das levadas da água nascente despertam os sentidos, dando a conhecer um país que se vive a uma velocidade diferente.
Esta aldeia, que foi considerada em 2022 uma das melhores aldeias turísticas pela Organização Mundial do Turismo, não poderia deixar de ter uma lenda associada. Conhecida como a lenda da Belisandra, reza a história que em Castelo Novo vivia uma rapariga que se chamava Belisandra. “Acusada de bruxarias, vivia na solidão, contando apenas com a companhia de um gato. Sempre que Belisandra ia à aldeia, tinha de enfrentar risos de troça e o desprezo dos habitantes de Castelo Novo”, pode ler-se no site das Aldeias Históricas de Portugal.
Um dia, quando os habitantes da aldeia se preparavam para colher o fruto do seu trabalho nos campos de cultivo, viram surgir do céu uma nuvem que quase cobria o sol. “De repente, percebem que se tratava de uma praga de gafanhotos. Desesperados, e pela primeira vez, os habitantes de Castelo Novo juntaram-se para pedir ajuda a Belisandra. Para espanto de todos, a rapariga aconselhou-os a fazer uma procissão ao Senhor da Misericórdia, pois só ele os podia ajudar. O povo seguiu o seu conselho e fez a procissão. Reza a lenda que ainda a procissão ia no adro e já os gafanhotos caíam mortos.”
A verdade é que depois deste desfecho positivo, os habitantes de Castelo Novo prometeram fazer uma procissão todos os anos. Até hoje, essa tradição perdura, realizando-se no primeiro domingo de setembro.
No site das Aldeias Históricas de Portugal encontras várias sugestões de programas turísticos no meio da natureza, de sítios para dormir e restaurantes para visitar nas redondezas.