Em pleno outono, esta é uma das melhores alturas do ano para viajar pelo país e descobrir os seus recantos. Nas encostas da Serra da Estrela, encontramos uma aldeia a 800 metros de altitude que é hoje um dos melhores exemplos de arquitetura medieval do país. Linhares da Serra, em Celorico da Beira, é uma das mais bem preservadas Aldeias Históricas do país.
A origem de Linhares remonta à época romana, mas foi na Idade Média que a povoação ganhou maior importância estratégica. Em 1169, D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, concedeu-lhe foral, reconhecendo sua relevância na defesa da fronteira do reino. O castelo, elemento mais emblemático da aldeia, foi construído entre os séculos XII e XIII, sendo fundamental na linha defensiva da Serra da Estrela.
O Castelo de Linhares foi classificado como Monumento Nacional em 1922, contando com duas torres e muralhas bem preservadas. A Torre de Menagem, datada do século XII, é reconhecida por ser uma exemplo bem preservado de arquitetura militar medieval.
Outro ponto de interesse para visitar nesta aldeia é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, construída no século XII, com destaque para o portal românico e os altares em estilo barroco no interior.
O posto de turismo de Linhares da Beira, na Capela de Nosso Senhor dos Passos, é um bom local para obter mais informações sobre o que visitar e para marcar visitas guiadas às atrações desta vila.
Um dos restaurantes que tens de visitar durante uma estadia é o Cova da Loba, um restaurante de ambiente moderno e cuidado onde é servida comida regional com produtos locais e da estação.
Existem dois alojamentos para pernoitar na zona: a Casa Pissarra, no centro da aldeia, uma antiga casa construída em granito que foi requalificada conservando a sua traça original; e o hotel Inatel Linhares da Beira, com 26 quartos e todas as comodidades de um grande hotel.