A aldeia Marvão, no Alentejo, já foi notícia na imprensa internacional pelo seu cenário deslumbrante, num artigo do The Guardian é retratada como “uma serena e histórica vila medieval, situada a 862 metros de altura num penhasco de granito”, “com ruelas estreitas, casas caiadas de branco e o formidável castelo”, que se destaca pelas “vistas sobre as planícies alentejanas e sobre as montanhas de Espanha”.
Esta aldeia portuguesa chegou a ser incluída no livro 1.000 Lugares Para Ver Antes de Morrer, mas não é apenas conhecida pelo cenário idílico ou pelo seu castelo medieval, localizado no alto das montanhas perto da fronteira com Espanha. Esta vila fortificada é o destino perfeito para os amantes da história e para aqueles que acreditam em milagres.
Conta a lenda que o rei mouro Ibn Marwan, o qual teria fundado a fortaleza no século IX e que dá nome à aldeia, escolheu este local pela sua posição estratégica, por oferecer uma vista privilegiada e proteção natural, tornando-o quase indestrutível. Mas é o lado místico e religioso que nos fala de um milagre.
A crença popular diz que, durante a conquista cristã, os habitantes de Marvão esconderam uma imagem sagrada da Virgem Maria para se protegerem dos invasores. Mais tarde, essa imagem teria sido milagrosamente revelada dentro de uma caverna iluminada por uma estrela, dando origem ao culto de Nossa Senhora da Estrela, padroeira da aldeia.
Se a história não te impressiona, as imagens deixam certamente o convite a uma visita.