No verão, há dois perfis de banhistas: os mais aventureiros que enfrentam o mar mesmo que com grandes ondas e os que só conseguem mergulhar se o mar estiver calmo. É por isso que muitos fogem de praias como a Ribeira d’Ilhas, na Ericeira, ou da Praia de Buarcos, na Figueira da Foz, e também da Praia do Amado, em Aljezur.
A Praia do Amado é todos os anos procurada por surfistas de todo o mundo e por essa razão está entre as melhores praias portuguesas distinguidas pelo site de viagens novaiorquino Travel + Leisure.
Apesar de ser conhecida pelas ondas e afastar quem é menos aventureiro desta praia na região do Algarve, a verdade é que não há razões para isso.
No verão as ondas tornam-se mais suaves e menos consistentes, permitindo aos não surfistas entrar no mar com maior confiança, e também porque bem perto deste praia existe um alojamento no qual relaxar é palavra de ordem: o Monte Velho Retreat Centre.
Localizado em Monte Velho, apenas a 9 minutos da Praia do Amado, esta unidade oferece retiros, que incluem ioga, meditação e alimentação cuidada (podes encontrar os programas aqui), sempre com foco na partilha e na aprendizagem. Tudo isto beneficia da localização isolada, acolhida pela brisa do mar, que está ali tão perto e que é o protagonista de outras atividades oferecidas no Monte Velho Retreat Centre, como aulas de surf e mergulho.