Antes mesmo de mergulharmos na experiência que se vive no W Algarve, é interessante conhecer o conceito por detrás do grupo W HOTELS para compreender o que de inesperado aqui encontramos. A insígnia W nasce na cidade de Nova Iorque, proclamando a “cultura 24 horas por dia, 7 dias por semana” e propõe-se a uma hospitalidade moderna, o mesmo que dizer que redefine não só o conceito de luxo e exclusividade, como celebra uma experiência de descontração, à margem da ideia de requinte. Sabemos que em pleno século XXI, o novo luxo é cada vez mais o que se passa ao nosso redor, a natureza e até o pé descalço, e aqui encontramos tudo isto envolto num mood cool que não se esquece e ao qual se espera voltar.
E, agora, sim, abrimos as portas a um fim-de-semana no hotel W Algarve, situado junto à Praia da Galé em Albufeira, que redefiniu as minhas expectativas de hospitalidade.
Primeiras impressões
A energia do staff tem um relevante peso em toda a experiência. Como se costuma dizer, é contagiante, mas, acima de tudo, é de espírito jovem, e o atendimento personalizado durante toda a estadia acaba por proporcionar uma dinâmica mais leve e familiar, sem os constrangimentos e cerimónias típicos de quem não está à vontade. Aqui, percebemos logo que o luxo pode ter gosto a casa. E, enquanto bebemos um prosecco, contemplamos o famoso hall de entrada, uma parede impressionante forrada com 613 pratos da Vista Alegre, um gesto de boas-vindas bem ao estilo português, que explica o impulso dos hóspedes ao tirar fotografias no momento do check-in.
Onde o conforto é cool
Até pode ser conhecido como o hotel com a suite presidencial mais luxuosa de sempre, mas respira-se luxo em qualquer um dos quartos e, antes mesmo de abrirmos a porta (por sinal tão colorida como todas as outras), vamos reparando em paredes que evocam as pedras das casas alentejanas e em elementos na decoração que lembram a nossa cultura piscatória. Sabemos assim que servimos de inspiração em todos os espaços e, se duvidas ainda houvesse, a sardinha que serve de travesseiro esperava por nós em cima da cama – e que cama, porque king size é coisa do passado. Aqui o conforto ganha espaço entre o design moderno e astuto de cada canto.
Luxo à mesa é comer bem
A experiência gastronômica no W Algarve é nada menos que extraordinária, mesmo quando estamos à beira da piscina infinita, é difícil não petiscar no bar Wet Deck. Já no restaurante Market Kitchen, cada refeição era uma celebração de sabores e de texturas, com uma oferta variada. O objetivo do espaço é recriar o ambiente vivo dos mercados tradicionais, combinando os sabores portugueses com influências da cozinha do Sul da Europa.
Mas mesmo fora da Europa encontra-se inspiração, já que nos chegou à mesa algumas peças de sushi que lembravam os bons japoneses de Lisboa. Provámos ainda uma Vazia Black Angus grelhada no carvão, acompanhada de macarrão com queijo e trufa, prato que não deixou a desejar. Mas foi a sobremesa o ex-libris da experiência à mesa, uma vez que provámos o moderno Cheesecake de Laranja.
Já no Paper Moon, a oferta gastronómica surpreende quem procura por um bom italiano. Este, com produtos locais e sazonais e o melhor do Algarve, conta com uma vista e um espaço deslumbrante que não desfaz os elogios à carta. Começámos pelo divinal Polpo (polvo) grelhado com mousse de batata e vinagrete mediterrâneo e depois não pudemos deixar de provar as massas frescas, e a escolha recaiu num Spaghetti com Ameijoas e num Parpadelle com molho de tomate e bacon.
Dançar à beira mar
Música eletrónica com vista mar é o que nos espera no Aura, que termina a 24 de agosto. O festival de verão foi o que nos levou a esta visita, uma vez que esperávamos o regresso da vibração única destas noites algarvias, com DJs internacionais em cartaz e uma atmosfera elétrica que combina com o espírito inovador do W Hotels.
Sair da zona de conforto
O serviço Whatever, Whenever, lema do W, garantiu que nada nos faltasse, com a possibilidade de uma experiência personalizada que reflete a essência da marca. Redefinimos o que significa viver e desfrutar do melhor do Algarve, com um novo padrão de luxo. Difícil foi dizer adeus a esta zona de conforto.