Quinta das Lágrimas | Fotografia: D.R.
Evasão

O mistério da árvore portuguesa no pódio das mais bonitas do mundo

Portugal tem uma das árvores do ano, que vence pela história misteriosa e grandiosidade. Revelamos onde a podes encontrar.

Sim, vamos falar de árvores. Em particular, numa árvore portuguesa que acaba de ser premiada.

Falamos na Figueira dos Amores, árvore centenária que se encontra nos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e que acaba de conquistar o 2.º lugar no concurso europeu "Tree of the Year 2025", com um total de 43.427 votos.

Este concurso celebra há mais de 10 anos árvores com histórias significativas, como é o caso da árvore portuguesa envolta num mistério. 

Resultado de uma troca de sementes com o Jardim Botânico de Sydney, a árvore foi plantada no século XIX por um aristocrata apaixonado por botânica e as robustas raízes acabaram por se fixar e crescer ao longo dos séculos junto à Fonte dos Amores, nos Jardins da Quinta das Lágrimas. O exemplar da espécie Ficus macrophylla faz companhia a outras árvores majestosas dos Jardins da Quinta das Lágrimas, como é o caso da Araucaria bidwillii, da Sequoia sempervirens, assim como da Árvore-de-Júpiter (Lagerstroemia indica), ou do tulipeiro-da-Virgínia (Liriodendron tulipifera).

A árvore portuguesa destacou-se entre as 15 finalistas por esta riqueza histórica e pela sua grandiosidade, perdendo apenas para a árvore Heart of the Dalkowskie Hills, na Polónia, que reuniu 147.553 votos. Já o terceiro lugar foi conquistado pela árvore Pino de Juan Molinera, em Espanha, com 36.873 votos.

A Fonte dos Amores é visitada por milhares de pessoas todos os anos e com o novo reconhecimento como uma das árvores do ano entre milhares que há no mundo, é provável que muitos a queiram ver de perto. Enquanto não fazes uma visita, mostramos-te a árvore na galeria de imagens, assim como os encantos da Quinta das Lágrimas, que alberga um hotel de cinco estrelas. 

Nécessaire

Depois disto, toda a gente vai perguntar que perfume usas

Basta um creme para que o teu perfume tenha um impacto completamente diferente. Segue esta dica e esquece a vaselina.

Evasão