Parece bom demais para ser verdade: uma praia em Portugal com água a 25 graus, sem ondas e com propriedades benéficas para a saúde. Também começámos por duvidar e, por isso, quisemos comprovar pessoalmente.
Eis o veredicto: a praia de Aveiro, na Marinha da Noeirinha, reúne tudo o que poderíamos querer numa praia e é por isso que, ano após ano, continua a apaixonar várias famílias.
Localizada no grupo de São Roque, perto do Beira Mar, o mais conhecido bairro da cidade, a água do areal é proveniente dos canais da ria de Aveiro. No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar, tal não se traduz em águas paradas ou pouco salubres, pelo contrário. Com uma profundidade máxima de 1,5 metros, a água é renovada diariamente com as subidas e descidas da maré.
Apesar de ter uma lotação reduzida, a praia atrai atenções não só pela temperatura da água, como pelas propriedades benéficas para a saúde, muito às custas do sal, que em grandes quantidades tem poderes cicatrizantes e antisséticos.
Basta chegar à praia para ter acesso direto ao spa das salinas, onde é possível relaxar e tirar partido de todos os benefícios terapêuticos. É que as águas e argilas da região são ricas em nutrientes e minerais benéficos tanto para a hidratação da pele, como para a circulação sanguínea, em especial para quem sofre de acne, psoríase ou problemas de articulações.
Por €5 para adultos é possível ter acesso aos chapéus de palha (sem espreguiçadeira) e, por mais €3, podes ter acesso ao spa das salinas. Reserva 1 hora – o tempo recomendado – para poderes sentir na pele os benefícios terapêuticos.
Aproveita o spa para fazer uma exfoliação do corpo com sal e, de seguida, basta relaxares durante 60 minutos e deixares a natureza fazer magia graças ao poder do iodo das salinas.