Banksy
Evasão

Vamos mergulhar no mundo de Banksy

A exposição “The World of Banksy” leva o irreverente artista de arte pública a um público ainda mais vasto e ainda mais jovem. E espalhar uma mensagem de poesia e revolução.

Depois de Paris, Barcelona, ​​Praga, Dubai, Milão, "The World of Banksy" theworldofbanksy.pt chega a Lisboa e convida a descobrir, ou redescobrir, a sua obra numa experiência imersiva, ao mesmo tempo que celebra a sua obra, muitas vezes desaparecida, roubada ou destruída.  Apesar do rastro de mistério que o artista deixa atrás de si, porque nunca quis mostrar a sua identidade – uma atitude que se destaca ainda mais num mundo de gente sedenta para aparecer e ser popular – Banksy produziu algumas das mais icónicas imagens da atualidade.

Falamos de obras como “Girl with balloon”, “Rage, the Flower Thrower” e “Israeli and Palestinian pillow fight”. Alusiva ao interminável conflito entre estes países, está nesta exposição uma reprodução do quarto do Hotel Walled-Off decorado com o stencil da guerra de almofadas entre um soldado israelita e um manifestante palestiniano, o quarto “com a pior vista do mundo”, em frente ao muro de separação da Cisjordânia, que Banksy decorou com outros artistas. E, em plena zona de conflito, Banksy pinta “Rage, Flower Thrower”, um homem que lança flores como quem lança um cocktail Molotov ou uma pedra do chão.

“Girl with balloon” é das suas imagens mais famosas, um balão em forma de coração segurado fragilmente por uma criança, e que apareceu pela primeira vez em South Bank, Londres. Também se pode conhecer de perto “I’m out of bed”, criada em 2002, em Los Angeles, e transportada mais tarde para Brooklyn, Nova Iorque, onde foi restaurada e vendida em leilão. No seu lugar, ficou um stencil do Papa Ratzinger sob o mesmo texto: “Estou fora da cama e vestido”. E para ver “Bataclan”, a homenagem às vítimas e sobreviventes do terrorismo islâmico de 13 de novembro de 2015, em Paris, e de todos os outros que são diariamente violentados por ideias cegas.

Na exposição “The world of Banksy: the immersive experience” conhece-se cerca de 50 obras de Banksy em tamanho real, obras icónicas e murais produzidos entre os anos 2000 e 2018, principalmente em França, Estados Unidos, Reino Unido, também Israel e Palestina. Abre as portas ao público na Capsule Gallery, em Lisboa.

Capsule Gallery Lisbon, Rua Viriato 25, 1050-234, Lisboa, de terça a domingo, das 13h às 20h nos dias úteis, e até às 21h aos fins-de-semana e feriados, entre €8 e €12.

 

 

Coolhunting

NOS Alive 2022: os melhores looks das celebridades no primeiro dia

Três anos depois, as portas do NOS Alive estão abertas para mais uma edição que promete ser memorável, tanto quanto os looks que as caras conhecidas levaram ao primeiro dia.

Evasão