Os filmes de animação que assistimos na infância ficam para sempre marcados na memória e alguns deles até são alvo de prequelas, como é o caso de A Bela e o Monstro. A história é a mesma, mas coube a Emma Watson a interpretação "real" da versão que saiu no cinema em 2017 onde os cenários também se tornam reais.
E há um cenário que marca a história originalmente escrita pela Francesa Gabrielle-Suzanne Barbot.
Falamos da biblioteca na qual Bela se perde dada a sua paixão por livros, havendo várias pelo mundo que terão servido de inspiração tanto à versão lançada no cinema em 1991, como em 2017. Diz-se que a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra terá inspirado o cenário desta última versão, mas também a imponente Admont Abbey Library, na Áustria.
A Admont Abbey Library é conhecida como a maior biblioteca monástica do mundo, projetada pelo arquiteto barroco austríaco Josef Hueber. A construção começou em 1764 e terminou apenas em 1776, tendo sido necessário mais de uma década para concluir uma obra de tamanha envergadura, com grandeza em tudo o que a compõe: um salão com 70 metros de comprimento, 14 metros de largura e mais de 11 metros de altura, 48 janelas que deixam entrar luz natural e mais 12 escondidas atrás das estantes.
Já no que toca a livros, é o paraíso de Bela e de qualquer amante de literatura, já que soma mais de 70 mil livros nas prateleiras só da biblioteca, aos que se juntam cerca de 200 mil volumes da coleção da própria Abadia.
Antes de mergulhar nas histórias em papel, quem entra na Admont Abbey Library é primeiro envolvido pelas histórias contadas pelos frescos (que representam cenas centradas na religião, artes e ciências) e esculturas, entre elas o relevo Julgamento Salomão baseado no Antigo Testamento ou o grupo de figuras de Josef Stammel, As Quatro Últimas Coisas.
De todos os pontos de vista, a Admont Abbey Library parece ter saído da história de A Bela e o Monstro para a realidade, realidade essa que pode ser visitada todos os dias entre as 10h e as 17h. A entrada custa €18,50 por adulto.