Se há quem não volte onde já foi feliz, nós voltamos. Sempre. Se há quem não repita destinos, nós repetimos. Sempre. E muitos anos depois regressamos a Armação de Búzios, essa península atlântica que se assumiu como um destino de praia de águas paradisiacas, onde os dias são suaves e para viver com leveza. Nas duas horas de estrada que nos levam do Rio de Janeiro a Búzios, somos conduzidos entre as memórias dessa primeira visita e a expectativa deste regresso, mas há uma que não sai do nosso caminho: Brigitte Bardot e a sua declaração de amor a Búzios.
Na década de 1960, a musa do cinema francês escolhe esta pacata cidade no Brasil para as suas férias e acaba por se apaixonar, permanecendo alguns meses. Apaixona-se primeiro pelo lugar, depois por um empresário brasileiro com quem vive um romance mediático e consolida a reputação de Búzios como um destino de glamour, de praias paradisíacas e com um estilo de vida descontraído, a nível internacional.
Búzios cresceu. É a primeira impressão que temos neste regresso. Mas mantém o charme de sempre. E Brigitte Bardot continua por aqui. Como uma referência icónica e junto ao mar na estátua em bronze na Orla Bardot (a avenida à beira mar), uma homenagem à atriz e uma das atrações da cidade onde quem passa, não passa sem tirar uma fotografia.
Há praias com ondas que atraem amantes de surf de todo o mundo, há as de águas calmas e areais que convidam a longas caminhadas, há cultura, há história, gastronomia com sabor local, a animada Rua das Pedras, um estilo de vida descontraído e despretensioso (sem deixar de ser sofisticado) e uma beleza natural a embalar tudo isto.
E tudo isto é muito. E é junto a tudo isto que descobrimos o Hotel Portobay Búzios, um dos investimentos do grupo português do outro lado do Atlântico. Um boutique hotel com mais de 20 suites (com camas “queen size” ou “king size”) e o seu charme tropical que se revela logo à chegada na simpatia de quem recebe, mas também pela exuberante vegetação em que somos recebidos e nos faz companhia onde quer que estejamos.
No Portobay Búzios os dias começam junto à piscina onde o “café da manhã” é servido como se fossemos um familiar de visita a casa. Enquanto nos servimos no buffet, vamos sendo mimados com sugestões para provar o bolo caseiro acabado de fazer, mas a culinária afetiva continua… com o waffle/pão de queijo uma receita mineira e de família que a gerente do hotel Jovenila Rocha quis partilhar com os hóspedes ou a brusqueta com linguiça artesanal. Tudo sabe, saborosamente… a casa. E à nossa volta o verde. E o som dos pássaros. E no coração de Búzios.
Bardot deu-lhe fama, o Hotel Portobay esse charme moderno, do conforto das suites à privacidade da piscina, da varanda com vistas privilegiadas à serenidade do lugar. E com as praias deslumbrantes e o estilo de vida pitoresco que Búzios mantém apenas a escassos minutos.
Vê a galeria de imagens .