A Praça da União em Timişoara
Evasão

Em 2023, há três capitais europeias da cultura para conhecer mesmo aqui ao lado

  • 15 jan 2023, 07:00
Redação

Timişoara, na Roménia, Elêusis, na Grécia e Veszprém, na Hungria, são as três cidades que assumem o estatuto de Capitais Europeias da Cultura. Um pretexto válido para as visitar e estar atento à programação.

Em 2023, países como a Roménia, Hungria e Grécia poderão ser destinos interessantes para visitar. É que este é também o ano em que uma cidade de cada um dos países é elevada a capital europeia da cultura, designação criada em 1985 pela União Europeia para destacar e valorizar a rica diversidade cultural dos 27 estados-membros. Este ano, Timişoara, na Roménia, Elêusis, na Grécia e Veszprém, na Hungria são as três cidades eleitas. Eis uma pequena apresentação sobre cada uma delas e sugestões sobre a programação cultural que terá lugar. 


Timişoara, Roménia

Durante séculos, este lugar na região do Banat tem sido considerado um caldeirão cultural para diferentes culturas. Mais de 30 grupos culturais diferentes estão aqui instalados. Timişoara foi considerado o centro industrial, comercial, financeiro e cultural mais importante no final do século XIX e no início do século XX. A cidade foi particularmente importante em termos de música, literatura, pintura e arquitectura. Hoje tem uma população de cerca de 320.000 pessoas. Quase dez por cento delas são estudantes.

O evento de abertura tem lugar entre 17 e 19 de fevereiro, seguindo-se um programa repleto de eventos culturais ao longo do ano. Alyona Alyona, Andrei Irimia, Joe Beving são alguns dos artistas que figuram na agenda do Palácio da Cultura e da Praça da União. Outro dos  destaque será a exposição do escultor romeno Constantin Brancusi. Consulta aqui a programação completa. 

Veszprém, Hungria

É uma das cidades mais antigas da Hungria. Na Idade Média, era mesmo considerada a mais importante povoação de todo o país. A cidade está localizada perto do Lago Balaton, o que a torna popular entre os turistas em tempos mais recentes. Além disso, existe uma bela paisagem citadina. A falecida Catedral Barroca de São Miguel, a Coluna da Santíssima Trindade, o Palácio do Arcebispo e numerosos outros pontos turísticos atraem visitantes apenas para o distrito do castelo. 

A cidade celebra o seu estatuto de Capital Europeia da Cultura com um grande evento que arranca a 21 de janeiro. Um dos destaques da programação é o Blues Festival (14 de abril) e o Veszprém Street Music Festival (20 a 23 de julho).

Elêusis, Grécia

Localizada perto de Atenas, é habitada por cerca de 30.000 mil pessoas. Considerado um subúrbio da capital grega, conhecido pelos Mistérios de Elêusis, era visitado por milhares de pessoas que assistiam aos rituais que celebravam o renascimento da natureza. Após o seu apogeu nos séculos XIX e XX, quando Eleusis se tornou famosa por ser um pólo para a indústria naval, fábricas de cimento, porto e indústria alimentar, a cidade desvaneceu-se cada vez mais na sombra de Atenas. No entanto, tem inúmeros locais de escavação e sítios museológicos  para descobrir.

O início das celebrações estão marcadas para 9 de fevereiro mas um concerto de Brahms é um dos eventos mais aguardados. 
 

Coolhunting

Azul é a cor da Parfois, o tom és tu que escolhes

A Parfois elegeu o azul como uma das cores para receber o novo ano e todas as expectativas e promessas que o acompanham.

Evasão