Agora que o verão se aproxima do fim e que as cores do outono começam a dourar as paisagens, há uma aldeia histórica que ganha uma nova vida quando vestida de tonalidades outonais.
Localizada no concelho de Almeida, distrito da Guarda, Castelo Mendo é uma das Aldeias Históricas de Portugal que se destaca pelo charme medieval e pela preservação do património histórico.
Apesar de ter origens no período romano, foi no século XIII, sob o reinado de D. Sancho II, que ganhou importância estratégica, sendo fortificada para proteger a fronteira com Castela.
Com dois núcleos distintos, enquanto o burgo velho que inclui um castelo, uma igreja em ruínas e vestígios do urbanismo medieval estão protegidos por uma muralha do século XII, já o burgo novo está protegido por uma muralha edificada no reinado D. Dinis.
Partir à descoberta de Castelo Mendo é como entrar numa cápsula do tempo, com os visitantes a serem transportados para outra época, com ruas de calçada irregular, ladeadas por casas de granito, com janelas de ombreiras largas e portas em arco, que mantêm o traçado original da vila medieval.
A preservação deste traçado, e a sensação de caminhares por uma aldeia que parece ter parado no tempo, emprestam a Castelo Mendo um caráter distinto e autêntico.
Ainda que em ruínas, uma das principais atrações é o castelo românico, testemunho da história militar da região e onde tens uma das melhores vistas sobre a paisagem envolvente.
No entanto, se tens um desejo a pedir, esta é a tua oportunidade para o concretizares. É que, segundo a lenda popular, basta lançar uma pedra na direção do Barroco dos Desejos. Se cair em cima do penedo, o teu desejo vai ser realizado.
A aldeia guarda ainda outras lendas e curiosidades, como a enigmática figura do “Berrão”, uma estátua pré-romana que até hoje intriga os historiadores.