Fortaleza do Guincho
Evasão

Fiquei presa à Fortaleza do Guincho. E quero mais

Uma experiência de descanso profundo e gastronomia de estrela Michelin com Veredicto Versa.

É muito fácil agarrarmo-nos à rotina e deixar passar as semanas que parecem todas iguais e ficar apenas feliz por não fazer nada ao fim-de-semana. "Nem sempre nem nunca" é uma máxima para ser levada a sério. Decidir passar um fim-de-semana fora e fazer um level up ao que estamos habituados é um prémio bem merecido e altamente compensador. Não muito longe de casa, porque uma viagem longa não é o que se procura para uma escapadinha de uma noite, a Fortaleza do Guincho tem tudo o que é preciso e mais…

Quando digo que fiquei presa, é muito literal. Porque, uma vez ali, não se quer mesmo sair para mais lado algum (nem é preciso). Fiquei presa à alta gastronomia do restaurante que tem o Chef Gil Fernandes à cabeça, presa ao conforto da minha suite júnior, presa aos espaços acolhedores do hotel e ainda, e não menos, ao serviço cinco estrelas de todos os que lá trabalham.

Já sabia que o jantar prometia ser uma experiência muito para além do elementar por isso cheguei ao final do dia com o objetivo de largar a mala no quarto, demorar-me num banho de hotel e sentar-me no bar para uma breve bebida e um virar de página de um livro que levei para sentir que podia mesmo aproveitar o fim-de-semana.

Na carta do restaurante Fortaleza do Guincho, a inspiração é a localização e por isso o marisco e o peixe fresco são essenciais. Contar detalhadamente a experiência do jantar não é possível, porque nada lhe faria justiça. Afinal, estamos a falar de um menu experiência de um restaurante com estrela Michelin. A refeição é demorada, deliciosa, perfeitamente harmonizada com os vinhos certos, e uma surpresa atrás da outra. A cada prato, para além da explicação do que é, envolvo-me perdidamente na explicação da sua história. Lembranças de infância do Chef Gil Fernandes e histórias que rodeiam a Fortaleza fazem nascer sabores incríveis que me são apresentados no prato de uma forma única. Há requinte, originalidade e surpresa.

Entradas, amuse-bouche, pratos principais e sobremesas, são muitos, mas de doses perfeitamente perfeitas, para que seja possível provar todos os pratos sem nunca ficar com a sensação terrível de enfartamento.

A fechar o jantar, termino rodeada por quem o serviu com tanto gosto e pelo chef responável Gil Fernandes. Conversa boa.

Na hora de recolher, deparo-me com uma cama king size, almofadas de altura perfeita e o som do mar de fundo… mais do que ideal para uma boa noite de sono reparador.

Tenho uma predileção por pequenos-almoços de hotel. A ideia de que posso comer o que normalmente é impensável em casa, quer pelo trabalho que dá, quer pela correria das manhãs, faz-me acordar cheia de energia. O sol inunda o quarto e não fosse a promessa desse pequeno-almoço, quase sentia dificuldade em sair do quarto.

Estamos no Guincho, com a praia literalmente aos pés e, apesar do frio que se faz sentir, o sol e a vista convidam a uma boa caminhada na praia. Sem pressa nem pressão, a ideia é tirar partido do Guincho de forma plena. E assim faço e preparo-me para o almoço que tenho planeado no Spot by Fortaleza, um espaço mais descontraído. A equipa desta cozinha é a mesma do restaurante, mas o menu está pensado para partilhar e petiscar. Indoor ou na esplanada, o sol e a vista são deslumbrantes e por isso é só escolher o que se prefere. Fiquei-me por dentro, prefiro estar mais quentinha. A carta tem grande variedade. Fiz uma degustação e acabei a experimentar um pouco de várias sugestões: ceviche (maravilhoso); salada de polvo (nada a ver com o conceito tradicional, deliciosa); chocos fritos (super crocantes e a maionese soberba) e a massada de peixe (a melhor que já provei). Terminei em grande com a torta de laranja com gelado. Mais uma vez, os pratos têm doses de tamanho perfeito para partilhar.

Aproveito ainda o sol a entrar pelos janelões voltados para o mar e preparo-me lentamente para voltar à realidade de uma casa cheia onde virar uma página do livro não é tão fácil, mas também muito bom.

Veredicto Versa: 5 estrelas e mais

Fortaleza do Guincho

Morada: Estrada do Guincho 2750-642 Cascais Portugal

Tel. (+351) 214 870 491
Reservas por email reservations@guinchotel.pt ou site

 

Nécessaire

A novidade da Guerlain: um sérum que rejuvenesce a região dos olhos

Este novo sérum devolve frescura, tem efeito 'lifting' e confere maleabilidade à àrea ocular, refere a marca em comunicado.

Evasão