Por onde começar a escrever sobre um lugar e uma história que se inicia em 1923, ano em que é inaugurado o Copacabana Palace, e depois de uma visita guiada pelo que (des)conhecíamos deste lendário hotel no Rio de Janeiro. Há cada vez mais opções de luxo na Cidade Maravilhosa, mas foi aqui que Madonna ficou hospedada em maio de 2024, quando escolheu a Praia de Copacabana para encerrar a The Celebration Tour, mais precisamente, na Penthouse Suite. Pura conveniência? É a rainha da pop. E é o Palace. Pura consciência. Naturalmente…
Já nós, com toda a nossa (in)conveniência pedimos para visitar essa suite presidencial. Enorme, com varanda para a Praia de Copacabana, decorada na simplicidade que vem com a elegância e com uma impressionante coleção de obras de arte. Há champanhe assim que se abre o elevador deste piso exclusivo, há serviço de mordomo e acesso à piscina privada - a Black Pool. Madonna dormiu. Nós visitámos. O que é, praticamente, o mesmo. É o nosso lado pop.
O Copacabana Palace Belmond Hotel é um daqueles lugares incríveis. E é incrível como o seu charme clássico convive tão bem com o que se espera da hospitalidade de luxo contemporânea. Nasce a olhar para o Brasil como “país de futuro” e, cem anos depois, reafirma-o. Há tanto de passado quanto de futuro nos seus mais de 12 mil metros quadrados.
E são tantas as histórias que vamos ouvindo ao longo da visita que nunca caberiam aqui. Como lhe é difícil mostrar no Hall of Fame todas as visitas ilustres que recebeu até hoje, entre realeza, chefes de Estado ou celebridades de todo o mundo. Até Janis Joplin, que nos anos 1970 foi expulsa por mergulhar nua na piscina do hotel. A mesma piscina onde Walt Disney criou Zé Carioca, em 1941.
Antes de Las Vegas, o Copacabana Palace foi “O Casino” do mundo, nos mesmos salões onde hoje recebe eventos de luxo privados e corporativos. E três décadas depois, o mítico Teatro Copacabana Palace reabriu, devolvendo à cidade aquele que foi um dos palcos com mais glamour do Rio e com um contributo cultural inegável na história do teatro brasileiro. Histórias? São mesmo muitas…
Atualmente, o Copacabana Palace é o único do país com dois restaurantes com estrelas Michelin, o Cipriani de cozinha italiana moderna e o MEE de cozinha pan-asiática. E depois há ainda o Pérgula, o restaurante de cozinha mediterrânica e toque carioca … junto a um dos lugares mais cinematográficos que conhecemos, a famosa piscina do Copa.
É mais do que um hotel. O Copacabana Palace é em si só um destino. Aquela maravilha da cidade sempre maravilhosa.
Vê a galeria de imagens.