Portugal é um país que merece ser explorado de norte a sul. A sua beleza natural é um dos grandes chamarizes e, apesar do turismo que se tem massificado nos últimos anos por todo o território, continuam a existir destinos que estão fora do radar das massas.
Sistelo, uma pequena freguesia em Arcos de Valdevez, a menos de 20 km da fronteira com a Galiza merece uma visita devido à beleza da paisagem local, marcada pelos socalcos construídos para aumentar a área de cultivo da terra em declives. É também por este motivo que esta aldeia com cerca de 300 habitantes é conhecida como o pequeno Tibete Português.
Em 2020, Sistelo foi considerada uma das pérolas escondidas pelo site European Best Destinations.
“Situado perto do Parque Nacional da Peneda Gerês, a uma hora e meia de carro do Porto, Sistelo é uma das melhores jóias escondidas em Portugal. Esta aldeia de 300 habitantes, considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, é também chamada "O pequeno Tibete português Tal como no Vale do Douro, os terraços verdes de Sistelo foram moldados por mãos humanas: as partes planas são utilizadas para o cultivo, por exemplo, de milho. Os grãos colhidos são armazenados em espigueiros, levantados do chão para que os roedores não possam comer a preciosa colheita. O milho é depois moído em farinha graças aos moinhos que correm ao longo do rio”, lê-se na descrição do site European Best Destinations sobre Sistelo.
Alguns dos pontos de interesse para visitar são os Passadiços do Sistelo, o Miradouro de Chã de Armada ou o Castelo do Sistelo.