Depois das férias de verão, há que começar a planear pequenas viagens durante os próximos meses. Uma estadia durante o fim de semana pode ser o suficiente para conhecer uma cidade ou vila e a verdade é que não faltam opções pela Europa.
Vilnius, a capital da Lituânia, é considerada pela revista Condé Nast Traveller a cidade europeia mais barata para uma city break. Segundo a revista, a capital lituana figura em primeiro lugar no barómetro Post Office City Costs.
De acordo com o barómetro, uma viagem de dois dias para duas pessoas a Vilnius custa €280,28, com alojamento num hotel de três estrelas, uma refeição e transporte na cidade.
De acordo com dados de 2024, Vilnius é agora a cidade europeia mais barata para visitar num fim de semana, registando um custo 10% inferior ao de Lisboa, a segunda classificada do ranking, e de menos de metade do custo das outras 18 cidades representadas na lista.
Dar um passeio nas colinas Gediminas, com vistas sobre a cidade, visitar Uzupis, um bairro de artistas popular na outra margem do rio, ou a catedral de Vilnius são algumas das recomendações da Condé Nast Traveller, que em 2024 também considerou a capital lituana uma das cidades europeias mais subvalorizadas.