Ericeira Fotografia: Dorien Monnens/ Unsplash
Evasão

48 horas na Ericeira: O que ver, onde comer e onde dormir

As praias fazem as maravilhas dos veraneantes, mas há mais para descobrir nesta vila do Oeste. Estas são as nossas sugestões para uns dias bem passados na Ericeira.

O que ver
Além das praias localizadas no centro da vila (praia do Sul e praia dos Pescadores, de onde a família real fugiu para o exílio em 1910), há outros areais para se estender a toalha. Falamos, por exemplo da Foz do Lizandro, praia extensa e abrigada do vento, ou de Ribeira de Ilhas, cenário recorrente de provas do circuito mundial de surf. Mas também vale a pena ir a banhos – de água e sol – na praia da Calada, localizada a 10 km a norte da vila, ou em São Lourenço, o ponto mais a norte da reserva de surf mundial.

E não só de praias se faz esta vila do Oeste. Ali perto, a uma viagem de 15 minutos de distância, encontramos o Palácio Nacional de Mafra, mandado construir no século XVIII por D. João V. A sua biblioteca, uma das mais importantes do mundo, conta com cerca de 40 mil livros nas suas estantes e prateleiras.

A Tapada Nacional de Mafra, criada em 1747 para servir as actividades de caça e de lazer de D. João V é outro local de interesse, proporcionando atividades em grupo, como visitas noturnas, percursos pedestres ou de btt. Tratando-se de um local com uma grande biodiversidade, é possível saber mais sobre alguns dos animais que ali habitam. As Abelhas e a Floresta, um dos programas disponíveis, permite saber mais sobre o papel desta espécie na manutenção da biodiversidade local. Na atividade O voo das aves de Rapina, poderá conhecer de perto algumas destas aves que fazem da tapada o seu habitat, as diferenças entre as várias espécies e aspetos da sua biologia.

A Aldeia Típica José Franco, localizada no Sobreiro, a meio caminho entre Ericeira e Mafra, é uma aldeia-museu construída nos anos 1960 pelo oleiro José Franco, com o objetivo de recriar um local que tornasse possível às gerações mais novas perceber como se vivia antigamente. Aqui, encontra construções miniatura que replicam os típicos comércios, como a padaria, o ferreiro ou o barbeiro.  A entrada é gratuita, podendo visitá-la todos os dias, entre as 9h30 e as 19h. 

Onde comer
A oferta gastronómica da Ericeira contribui em larga medida para fazer desta vila um local que merece ser visitado. A Marisqueira Mar à Vista, perto da praia dos Pescadores, é um negócio de família que mantém uma receita simples para o sucesso: marisco de qualidade, fresco, cozido ao momento.

No Gabriel, na Praça dos Navegantes, o peixe que vai para a grelha é escolhido a partir de uma vitrine. Depois de escolhido, é pesado e chega à mesa já escalado, acompanhado por batata cozida e salada. Sargos, robalos, garoupas ou pregados são alguns dos exemplares que se encontra neste restaurante tradicional, mas também há pratos que fogem à grelha, como as diferentas receitas de bacalhau, tiras de porco preto ou bife de vaca.

A 5 e Meio, uma cervejeira artesanal criada por Teófilo Oliveira, Luís Pereira, Ana Dias e Andreia Silva, ganhou um taproom no centro da vila no verão de 2021. Aqui, encontra uma variedade de cervejas, à pressão ou em garrafa, feitas com tempo e cuidado. Além da Blonde Ale, Stout Pão Saloio ou Strong Ale, as cervejas criadas pela marca, há sempre propostas de outras cervejeiras para provar. A acompanhar, claro, há uma carta de petiscos simples com batatas fritas, croquetes ou sandes, cuja matéria-prima ou confeção é oriunda de negócios locais da vila.

Onde dormir
É o primeiro hotel de cinco estrelas na zona. Com 37 quartos e dois restaurantes com consultoria de Alexandre Silva, o Immerso debruça-se sobre a paisagem da Ericeira – e o mar não é o único protagonista. Este hotel tem ainda um spa, piscina e um jardim orgânico. Os preços começam nos €280 por noite.

Se preferires ficar no centro da vila, o Vila Galé Ericeira é a nossa sugestão. Tendo começado por ser um chalet de família, foi nos anos 1950 que foi transformado em hotel. Dispõe de duas piscinas de água salgada no exterior, mas também se encontra um banho turco, sauna, jacuzzi e sala de massagens para uns dias de descanso revigorantes.
 

Design e Artes

Harry Styles, de astro teen a fenómeno mundial da pop

Se em tempos, enquanto integrava os One Direction, era a crush dos adolescentes, hoje, é um artista multifacetado que deixa muito pouca gente indiferente à sua arte.

Evasão