Pão | Fotografia: reprodução do filme "Lobster Bisque"
Evasão

É um paraíso perto de nós e um lugar único para uma das doenças do século

É um lugar paradisíaco em Espanha, agora reconhecido como o sítio perfeito para uma das doenças emergentes do século.

Quem desconhece o que é a doença celíaca, não saberá o que é viver o dia a dia privado de pão, de massas, de cerveja e de outros tantos alimentos nos quais o glúten está presente. Em Portugal, de acordo com o último estudo feito, estima-se que 1% da população portuguesa seja celíaca, enquanto em Espanha o valor é maior, chegando aos 2% da população, o que se traduz em cerca de 900 mil pessoas. 

O glúten tem sido, assim, cada vez mais discutido nos últimos anos, tanto por tendências alimentares quanto pelo aumento do diagnóstico da doença celíaca.

As principais consequências da ingestão de glúten em pessoas celíacas é a inflamação do intestino delgado devido à menor capacidade de absorção dos nutrientes, o que pode desencadear sintomas como diarreia, flatulência, distensão abdominal, cólicas abdominais ou anemia ferropénica e alterações neurológicas e psiquiátricas, segundo a Associação Portuguesa de Celíacos.

Mas nada disto acontece a quem visita Cangas del Narcea, um dos municípios mais antigos das Astúrias, em Espanha, e aquele em que a percentagem de pessoas com doença celíaca é três vezes superior à média nacional. Isto porque desde o início de março que Cangas del Narcea é oficialmente o primeiro município de Espanha certificado como destino 100% sem glúten.

O que isto significa? Que todos os estabelecimentos garantem a ausência total de contaminação cruzada por este nutriente composto por prolaminas e gluteninas, principais constituintes do trigo, centeio e cevada. Nenhum deles será encontrado por quem viajar até ao município espanhol nas Astúrias, que se torna assim num paraíso para qualquer viajante que sofra com esta doença. 

Para saber que locais explorar, os doentes celíacos podem aceder à aplicação desenvolvida pelo site Celicidad.net para conhecer de forma gratuita quais são os mais de 50 restaurantes, padarias e lojas que obtiveram a certificação para oferecer produtos seguros e adequados para celíacos, entre os quais estão pratos tradicionais asturianos, como os callos (prato com tripa, chouriço e outros ingredientes), croquetes de queijo cabrales, cecina (carne curada e defumada, geralmente de vaca) ou o cozido asturiano.

 

Mas não é só sobre gastronomia de que se fala quando o tema é Cangas del Narcea, também há para visitar o Parque Natural das Fuentes del Narcea, Degaña e Ibias e a Reserva de Muniellos. 

Na galeria de imagens podes encontrar vários alimentos que são livres de glúten (a mero título informativo, uma vez que qualquer restrição de glúten só deve ser feita mediante recomendação de um profissional de saúde). 

Coolhunting

Meghan Markle quer dizer-te o que vestir: que novo negócio é este?

Já podes comprar algumas das peças de roupa favoritas de Meghan Markle. Só tens de entrar na plataforma à qual acaba de se associar.

Evasão

IOL Footer MIN