Depois da queda do meteorito, que nos deixou a todos a olhar para o céu e à qual nem Will Smith ficou indiferente, eis que vamos voltar a ver estrelas, mas desta vez graças ao Geoscope.
Não, não se trata de um novo fenómeno astronómico, mas sim do novo Observatório Astronómico de Fajão, uma estrutura criada para a observação do céu escuro e para o ensino da astronomia inaugurada no início de julho e que promete ser a nova atração no astroturismo.
Só tens de procurar pelo Dome, uma cúpula em aço semisférica transparente, construída no alto do Fajão, no concelho de Pampilhos da Serra, onde é possível observar a Via Láctea em campo aberto, algo que não é possível nas grandes cidades devido à poluição luminosa constante.
“O Geoscope é um lugar de observação astronómica para estar, sentir e perceber o cosmos. Um projeto regenerador da consciência planetária e da ecologia”, pode ser-se no site do novo projeto certificado como “destino turístico starlight”. O projeto é composto por um ponto de observação e um quiosque pedagógico.
Como o acesso é livre, não tens de agendar uma visita. Basta ficares a observar o céu escuro à espera das estrelas cadentes. Mas se tens curiosidade em saber mais sobre o universo da astronomia, existem vários programas, como passeios noturnos, workshops de astronomia ou a Noite das Perseidas, agendada para 11 de agosto e em que podes observar a chuva de estrelas cadentes e a Lua através da ajuda de um telescópio, numa viagem conduzida pelo astrónomo José Matos.