“A new latitude of freedom” é como se anunciam agora os oito design hotels, em várias zonas do país, agora reunidos sob a égide uma marca - os Octant hotels. São eles o Douro 41 Hotel & Spa, o Palácio da Lousã Boutique Hotel, o Évora Farm Hotel & Spa, o Santiago Hotel Cooking & Nature, o Praia Verde Boutique Hotel, o Vila Monte Farm House, o Azor Hotel e o Furnas Boutique Hotel. Ao todo são 539 quartos, um orgulho para a Discovery Hotel Management a mesma que, desde 2014, revitalizou de 18 hotéis em todo o nosso país.
A ideia é que todos reúnam a mesma experiência de hospitalidade e uma abordagem única que destaca “as várias regiões, culturas e paisagens do país”: “Pretendemos consolidar a ligação dos clientes aos locais onde se inserem estas unidades, proporcionando experiências autênticas e singulares. Cada hotel Octant é único e irrepetível. Estamos certos de que a Octant vai ao encontro das aspirações de um turismo de nova geração que emerge no panorama nacional, num momento tão decisivo de retoma do setor do turismo em Portugal”, declara o CEO da Discovery Hotel Management, Luís Mexia Alves.
A Versa não foi conhecer cada um de perto nesta sua nova vida, mas já conhecia alguns destes hotéis que agora querem brilhar com duas fortes bandeiras: a importância do que é local e uma certa ideia de liberdade. A ideia é apostar na gastronomia de cada região e integrar produtos locais nas ementas, oferecer um conjunto de experiências de cultura e lazer ligados à vida local. Da mesma forma, a arquitetura de cada um mantém-se fiel às várias paisagens onde se inserem, mas com uma assinatura moderna de design, ambos pensados para maximizar conforto e autenticidade.
A ideia de liberdade vem da flexibilidade de horários para check-in, pequeno-almoço ou mesmo no acesso a piscinas e spas, por exemplo. E também de uma sustentabilidade ambiental, social e económica, com que a cadeia se compromete: “Temos mais de 200 fornecedores locais nos nossos hotéis e o objetivo é chegarmos aos 400 nos próximos dois anos, só nestes oito hotéis Octant”, promete Luís Mexia Alves. Está ainda presente no logotipo da nova marca onde as suas duas vogais se entrelaçam formando um 8 invertido, o número de hotéis, mas que também subentende uma ideia da abertura ao infinito.