Herdade da Barrosinha
Evasão

Herdade da Barrosinha renova espaço e pisca o olho ao mercado internacional

O Global Wellness Day serviu de mote para conhecer a Herdade da Barrosinha, um hotel em Alcácer do Sal que se destaca por uma comunidade de artistas residentes e que quer posicionar-se no mercado de luxo.

No passado dia 8 de junho celebrou-se o Global Wellness Day, uma iniciativa celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo e cujo objetivo passa por dedicar um dia à prática de atividades que promovam a saúde e o bem-estar.

A iniciativa mundial, que já vai na sua 13.ª edição, inclui atividades gratuitas espalhadas pelos quatro cantos do mundo e, este ano, foi celebrada em Portugal com um programa de atividades ligadas à natureza e que incluiu sessões de yoga e sound healing no Farol Hotel, em Cascais, e na Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal.

A iniciativa juntou em Portugal várias embaixadoras como Christine Moghadam, fundadora da Corc Yoga, Kim Marshall, co-fundadora do Global Wellness Day e autora do podcast Global Wellness Conversations e Adília Ferreira, embaixadora em Portugal do Global Wellness Day e serviu de pretexto para conhecer as novidades em curso na Herdade da Barrosinha.

Um hotel com veia artística e cultural

É a mistura de estilos, entre o velho e o novo, e a cor que contrasta com o branco no espaço exterior que saltam à vista à chegada à Herdade da Barrosinha. Tudo foi planeado ao pormenor, como nos conta o diretor-geral, Nuno Almeida Leite.

Recém-chegado a direção do hotel, que ocupa desde fevereiro, tinha anteriormente a seu cargo a gestão hotel Lago Montargil & Villas, quando foi desafiado a reposicionar a Herdade da Barrosinha. “O hotel tinha um posicionamento muito semelhante ao que já existia no mercado. Era só mais um hotel e estamos a tentar marcar a diferença, a pensar fora da caixa. É um trabalho constante e vamos ter sempre muitas novidades e muitos espaços novos a nascer”.

Uma das novidades é a decoração da sala onde agora é servido o buffet do pequeno-almoço, de frente para a piscina, e que inclui desperdícios dos trabalhos em madeira de Mircea Anghel’s, um dos artistas residentes na Herdade da Barrosinha e que desenvolve peças de mobiliário em madeira.

Para Nuno Almeida Leite, esta veia artística e cultural “vai estar presente na experiência dos nossos hóspedes” e promete ser algo diferenciador. “Estes artistas projetam-nos no mercado internacional, que é onde queremos estar. Os números dizem-nos que a maioria dos nossos hóspedes são nacionais, mas queremos inverter essa curva e levar a Barrosinha, tanto o hotel, como a herdade e os vinhos para o mercado de luxo, onde as pessoas sintam a qualidade do serviço e onde o ambiente proporcione esse sentimento de luxo”.

Outra das novidades passou pela renovação do espaço exterior, que se destaca por uma mudança de cor. “Estava tudo muito branco, sem alma, e criamos o deck para proporcionar um ambiente mais acolhedor, que faz a diferença na estadia dos hóspedes”, destaca Nuno Almeida Leite.

E em vez de uma pérgola em bambu, como inicialmente estava previsto, a opção passou por recuperar redes de pesca antigas, que combinam na perfeição com a nova cor do espaço. “A ideia surgiu à última hora, por parte da equipa do Mircea, e funcionou muito bem”.

Bem-estar ou uma indústria avaliada em triliões de dólares

O espaço serviu de palco para mais uma sessão de sound healing, a que se seguiu a gravação de um episódio do podcast Global Wellness Conversations, onde Nuno Almeida Leite e Rita Torres, coordenadora do Turismo da Câmara de Alcácer do Sal, tiveram oportunidade de estar à conversa com Kim Marshall para destacar o que o Alentejo oferece de bom a quem chega de visita.

“Há dez anos, o Global Wellness Institute mediu pela primeira vez a indústria do bem-estar em todo o mundo e, desde então, o setor não tem parado de crescer, tendo sido avaliado, em 2022, em 5,6 triliões de dólares”, revelou à VERSA Kim Marshall, a americana que criou a sua primeira empresa em 1995, que construiu uma carreira dedicada à hospitalidade, aos spa’s e ao lifestyle e que atualmente é responsável pela S'Well The Agency.

Inspirada por Christine Moghadam, a fundadora de um dos primeiros podcasts dedicados ao bem-estar veio conhecer Portugal e confessou à VERSA estar rendida ao clima, à comida, às pessoas e aos preços do mercado imobiliário, muito mais em conta face ao mercado americano.

“Hoje em dia, as pessoas estão muito mais saudáveis e não querem passar a reforma sentadas no sofá. Querem planear a próxima aventura”. E, para Kim Marshall, a próxima aventura pode muito bem passar por terras lusas.

Evasão

Já visitaste a praia isolada perto de Lisboa onde só se ouvem as ondas?

Se queres uma experiência de praia quase privada (mas de acesso público), é aqui que tens de ir neste verão. Aqui, só se ouvem as ondas do mar.

Evasão