Igreja de São Francisco, Porto | Fotografia: visitportugal
Evasão

Portugal tem um dos altares mais impressionantes do mundo

As imagens ou uma visita fala por si, mas não faltam motivos para se classificar este altar em Portugal como um dos mais impressionantes do mundo.

Numa viagem a qualquer país, existe sempre um monumento religioso para visitar, seja ele um templo em casos como o Japão ou a Tailândia, ou uma igreja, e essas não faltam desde França a Portugal. Mas por vezes não é a fé que nos leva a visitar um destes lugares.

A arquitetura é um dos principais motivos das visita, em particular no que toca à pompa dos altares no interior, nos quais se encontra na maioria das vezes a maior riqueza ou simbolismo. Entre os mais conhecidos está o altar da Catedral de Sevilha, em Espanha, que detém um imponente altar-mor dourado criado pelo escultor flamengo Pierre Dancart, o altar da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com um baldaquino renovado, ou ainda outro no Norte de Portugal. 

Falamos do altar da Igreja de São Francisco, no Porto, integrado na lista do altares mais deslumbrantes do mundo desenvolvida pela Stars Insider, que destaca o retábulo barroco da capela-mor dedicado à Árvore de Jessé, tratando-se de uma escultura em madeira que representa a genealogia de Cristo, desde Jessé, pai de David, até Jesus.  

 

Esta estrutura, que sofreu uma reformulação entre 1718 e 1721 por Filipe da Silva e António Gomes, continua a ser uma verdadeira joia do estilo barroco em Portugal, que convive com uma arquitetura de estilo gótico mendicante, construída no século XIV, durante o reinado de D. Fernando.

A igreja é composta por três naves, cinco tramos e vários retábulos, conjunto que está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e Património Cultural da Humanidade da UNESCO desde 1996. No entanto, o protagonismo deste local religioso é mesmo atribuído ao altar do interior, envolvido por cerca de 300 kg de ouro em talha dourada.

Mostramos na galeria de imagens o porquê de estar entre os mais impressionantes do mundo.

Design e Artes

Regressa ao Lidl o artigo que torna o momento do banho digno de filme

Ao novo folheto do Lidl acaba de chegar um artigo de casa de banho instagramável, diríamos até digno de uma cena de cinema. Custa menos de 10 euros.

Evasão