Zoo
Evasão

O Zoo é um programa que não tem idade

Um dia no Jardim Zoológico com toda a família.

Deste lado, escreve-vos uma mãe que acredita que não há nada melhor para os filhos do que estimulá-los com muitas e novas experiências, desde leituras a lugares novos, até jogos e gastronomia diversificada. Isto obriga a alguma criatividade e, claro, disponibilidade.

Já que as férias são momentos ideais para fugir aos programas mais corriqueiros, estas recentes miniférias de carnaval serviram de mote perfeito para um passeio que nunca desilude: uma ida ao Jardim Zoológico.

Começámos por organizar a nossa ida em função do horário da Baía dos Golfinhos. Por mais vezes que se veja, gosta-se sempre. Todos vibram com cada momento do espetáculo que conta com 4 golfinhos e 2 treinadores em 30 minutos de acrobacias, mergulhos e algumas graças ensaiadas.

Em seguida, após uns minutos com o mapa do Zoo em mãos e entre tantas escolhas disponíveis, os mais novos decidem ver os macacos e os tigres, e lá vamos nós. Enquanto seguimos caminho, lemos sobre cada animal.

Rapidamente, aprendemos que, para desfrutar desta visita, há uma regra a ter em conta: não ter pressa, para assim não se perder os melhores momentos. Assim, conseguimos ver os coalas a descer lentamente os troncos das árvores; os macacos a iniciarem uma luta barulhenta enquanto um dos seus bebés, destemido, entra na “conversa” dos crescidos; os hipopótamos, que pareciam estar em sono profundo, em poucos minutos entravam em alvoroço, com mergulhos e a cuspirem água de cada vez que vinham à superfície.

O encanto do Zoo está nestas surpresas. É uma visita sem pressa e curiosa. É um espaço para todas as idades e será sempre um programa que diverte ao mesmo tempo que ensina.

Há muito mais espetáculos para ver, mas o ritmo das crianças ditou a nossa visita, por isso deixámos as aves para outro dia.

Notas importantes para os visitantes:

As máquinas de venda de água não têm opção de pagamento por cartão MB, pelo que é importante levar algumas moedas;

Usar sapatos confortáveis, pois ainda se anda um bom bocado;

Há estacionamento coberto mesmo à porta do Zoo.

Gourmet

Tejo a Copo está de volta a Santarém em março

A quinta edição do evento enogastronómico contará com a presença de 26 produtores da região do Tejo.

Evasão