Não são apenas as paisagens de norte a sul do país a deixar maravilhados quem nos visita. Tanto aldeias medievais, como grutas, falésias e lagos coloridos encantam os visitantes que chegam não só ao Continente, como também às Ilhas.
Num recente artigo publicado no New York Times, a jornalista Joanna Booth revelou o que são para si os 10 sítios mais bonitos em Portugal e a lista inclui em destaque uma paisagem na Ilha de S. Miguel, nos Açores, à qual ninguém consegue ficar indiferente.
A lagoa das Sete Cidades ocupa o primeiro lugar do top da jornalista, que destaca a lenda por detrás da diferença de cores entre as duas lagoas, além de aconselhar a visita num dia sem nuvens, quando as cores ficam mais vivas.
“A ciência diz que a variação de cor é uma questão de reflexo, mas a lenda diz que estes lagos gémeos - um verde e um azul - são as lágrimas de uma princesa e de um pastor, que choraram em tons de esmeralda e azul depois de o seu amor ter sido proibido”.
Formada por duas caldeiras vulcânicas interligadas, a ciência explica a variação das cores como o resultado de variações na profundidade, na vegetação subaquática, no reflexo do céu e das encostas ao redor.
O Miradouro da Vista do Rei é um dos melhores locais para apreciar a beleza da paisagem, já que é possível observar as duas lagoas e toda a caldeira vulcânica, considerada uma das mais belas paisagens dos Açores.