Um dos trilhos mais impressionantes de Portugal é o Trilho das 7 Lagoas do Gerês, situado na aldeia transmontana de Xertelo.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é conhecido por ser um território repleto de segredos por descobrir, incluindo áreas isoladas e selvagens que apenas são acessíveis apenas a pé, como esta pequena lagoa de cor esmeralda que te damos a conhecer.
O Trilho das 7 Lagoas, também chamado de Poços Verdes do Sobroso, começa na aldeia do Xertelo e tem cerca de 12 quilómetros de extensão. Se quiseres cortar caminho, pode fazer o trilho seguindo a levada num caminho plano que se fica pelos dez quilómetros.
Antes de partires à descoberta destas lagoas secretas do Gerês, convém saberes que o trilho pedestre não está muito bem sinalizado. Este artigo detalhado do site de viagens Vagamundos fornece toda informação necessária para efetuares o trilho em segurança e sem te perderes.
Ao longo do percurso, os caminhantes irão cruzar-se com pequenas cascatas e outros encantos naturais. Prestes a terminar-se a caminhada, já perto da aldeia de Xertelo, pode ver-se ainda um antigo Fojo do Lobo recuperado, uma estrutura que antes era usada pelos locais para caçarem os lobos que atacavam o gado.