A chegada da primavera é uma das alturas do ano mais aguardadas no Japão. Por um curto período, cerca de duas semanas, o país é invadido por uma onda cor-de-rosa quando as sakura (as flores das cerejeiras) dão um novo colorido ao país, atraindo turistas um pouco por todo o mundo.
Já em Lisboa, o início da primavera é marcado não só pela chegada das andorinhas, como pelos jacarandás em flor, que pintam a cidade de azul lilás e que dão um colorido especial às ruas e praças da cidade. Quando os jacarandás começam a florir é certo que estamos quase a chegar a junho, altura em que a Lisboa ganha uma nova vida com as festas da cidade.
E se tens curiosidade em conhecer as origens do Jacarandá mimosifolia, esta é uma árvore exótica nativa da Argentina, Bolívia e Paraguai, cujas sementes terão sido trazidas do Brasil, no início do século XIX, por Félix Avelar Brotero para o Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa. Como a planta se adaptou bem ao nosso clima, acabou por se espalhar pela cidade.
Até ao fim de junho, o espetáculo dos jacarandás em flor vai continuar a deslumbrar quem passar por Lisboa, mas existem alguns locais que valem mesmo a pena uma visita para apreciar este espetáculo da natureza. Toma nota: Jardim de Santos, Praça do Rossio, Parque Eduardo VII, Av. D. Carlos I e Av. da Torre de Belém.