Superlua. Fotografia: Unsplash
Evasão

Hoje há espetáculo no céu e chama-se Superlua de Morango

Se não tínhamos planos para hoje à noite, estamos todos convidado para um espetáculo noturno. Sem nenhum equipamento especial, basta olhar para o céu.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), podemos ver, pela segunda vez este ano, uma superlua, que ocorre sempre que a Lua está mais próxima da Terra.

Para conhecimento cientifico, o OAL explica: “Está numa distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita [momento em que nosso satélite está mais perto da órbita elíptica]. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas".

Resumindo e sem tantas precisões, a Lua vai estar maior e mais brilhante, o que faz deste um momento raro e, claro, lindo.

E, por mera curiosidade, há quem trate esta superlua por “morango”, mais concretamente, os especialistas norte-americanos, que celebram assim o mês das colheitas de morangos das tribos nativo-americanas. Ainda que tenha pouco de português, soa tão bem que me parece valer a pena adotar esta designação.

A fase de Lua cheia tem início às 18:38 horas desta quarta-feira e, sendo o perigeu o ponto da órbita em que a Lua se encontra mais próxima da Terra, o fenómeno estará mais visível em Portugal por volta das 09:04 horas de quinta-feira.

E o melhor é aproveitar o espetáculo porque esta Lua só volta a cena no próximo ano, dia 1 de agosto, segundo o OAL.

Evasão

Villa Epicurea: O Luxo Barefoot no coração da Arrábida

É a grande tendência de turismo – o Barefoot Luxury e a VERSA descobriu um refúgio a 45 minutos de Lisboa.

Evasão