O grupo hoteleiro francês Accor tem planos para trazer de volta no próximo ano o Expresso do Oriente, o comboio de luxo que começou a circular em 1883 e cujas composições foram encontradas abandonadas em 2015 na fronteira entre a Polónia e a Bielorússia.
Mas atualmente já é possível ter um vislumbre do que é viajar num comboio de luxo no Venice Simplon-Orient-Express, da Belmond, em que os preços podem chegar aos 4160 euros por pessoa, e percorrer a mesma rota do icónico comboio.
É que uma vez por ano, o Venice Simplon-Orient-Express percorre a clássica rota que partia de Paris até Istambul, ao longo de cinco noites, e os preços por pessoa chegam aos 41 mil euros.
Mas graças ao ressurgimento dos comboios noturnos, já é possível fazer Paris-Istambul com apenas duas trocas de comboio – uma em Viena, na Áustria, e outra em Bucareste, na Roménia – em cinco dias.
O preço da experiência também é substancialmente mais barato do que viajar no luxuoso Venice Simplon-Orient-Express: é possível reservar compartimentos privados para toda a viagem com preços inferiores a €925.
Um jornalista do New York Times relatou a experiência num artigo publicado no jornal norte-americano e fornece todas as informações necessárias para planear uma viagem diferente pela Europa.