Malasaña
Evasão

Duas livrarias encantadoras na Malasaña

Sendo apaixonada por livros e livrarias, tenho conhecido muito da cidade de Madrid através daquilo a que chamo “rota das livrarias”. Na crónica de hoje trago duas dessas livrarias independentes e bastante singulares.

Para se conhecer uma cidade, temos de andar a pé, com calma e a diferentes horas do dia, em diferentes estações do ano. Só aí começamos a sentir o pulsar de uma cidade. As minhas deambulações por Madrid podem ser sem rumo previamente definido, mas também podem ser incluídas naquilo que denomino “rota das livrarias”. Sendo apaixonada por livros e livrarias, Madrid é um paraíso, pois é uma cidade que tem centenas de livrarias independentes, por isso, a probabilidade de encontrarmos uma livraria num qualquer canto da cidade é bastante elevada.

Na Malasaña, encontramos algumas dessas livrarias, cada uma com o seu encanto e especificidade. Na crónica de hoje, vou falar de duas, ambas localizadas na Calle del Espiritu Santo em pleno coração deste fascinante bairro do centro de Madrid. Já antes de viver em Madrid, visitava-as sempre que podia, agora que vivo nesta vibrante cidade, vou com frequência à Malasaña e sempre que tenho oportunidade visito as livrarias @tresrosasamarillas e @librosparaunmundomejor.  

Tres Rosas Amarillas é uma livraria especializada em livros pop-up, livros desdobráveis, livros 3D, teatros de papel de sombras, candeeiros, móbiles e casas de papel. Nesta livraria, podemos também encontrar criações exclusivas em papel, como livros e postais artesanais. É uma daquelas pequenas livrarias independentes que tem conseguido resistir às dificuldades, pois a data da sua abertura remonta a 2008, tendo por isso passado por crises, pela pandemia, conseguindo manter as portas abertas, o que me aprece estar muito associado à sua especificidade. Inicialmente, o objetivo era o de ter uma livraria dedicada aos relatos curtos e aos contos. Aliás, o seu nome é inspirado no livro de contos de Raymond Carver cujo nome é precisamente Três Rosas Amarelas. Pouco a pouco, a oferta foi-se tornando ainda mais específica, tendo um excelente catálogo de livros especiais em forma de pop-up, 3D e desdobráveis. A fachada da loja é cativante e deixa antever que, ao abrirmos a porta, estamos prestes a entrar num lugar mágico. E a expectativa não sai gorada. Abrimos a porta, e somos imediatamente contagiados pela magia deste lugar. Mobiles, candeeiros iluminados e centenas de borboletas de papel penduradas no teto, a música clássica e o livreiro sentado, com um ar tranquilo e muito simpático, tornam esta experiência única, mesmo antes de começarmos a folhear muitos dos livros pop-up disponíveis na livraria. O difícil é escolher o que comprar porque entre a oferta e o ambiente mágico, ficamos com vontade de trazer connosco a loja inteira.

Pouco mais abaixo, se estivermos a caminhar em direção à Plaza Juan Pujol, encontramos a livraria Libros Para Un Mundo Mejor, e é impossível não a vermos, pois a vistosa fachada e a bicicleta estacionada à porta tornam-na bastante apelativa e despertam a curiosidade de quem passa por esta movimentada rua da Malasaña. Esta é uma livraria em que livros em segunda mão recebem uma nova oportunidade e convivem com outros objetos , e também com a dinamização de atividades diversificadas, como oficinas de escrita, conversas e cursos.  Trata-se de um espaço que é simultaneamente literário e terapêutico, pois os dinamizadores desta livraria acreditam que a literatura tem uma vertente sanadora e terapêutica, procurando oferecer cultura a quem precisa. Um aspeto curioso desta livraria, que surgiu de iniciativas sociais no Brasil, é o de fazer parte de um projeto que já criou 35 bibliotecas em países como o Brasil, a Espanha e a Nigéria. Quando visitamos @librosparaunmundomejor estamos longe de imaginar que este é um projeto que não se limita àquele espaço tão especial, pois, deste espaço e dos livros em segunda mão, ganham vida projetos em três continentes, o que me parece maravilhoso, demonstrando que a literatura e os livros são janelas e portas que nos proporcionam uma visão do mundo mais abrangente.

Trata-se assim de uma livraria onde os livros em segunda mão convivem com objetos que dão óptimos presentes (postais, cadernos, latas de chá, imãs, tote bags, etc.) de estética retro e com o protagonista do espaço: um gato preto. Plantas, tetos baixos, traves de madeira e estantes recheadas de uma ótima oferta de livros em segunda mão, tornam o espaço acolhedor. Ao fundo da livraria, numa pequena sala, podemos sentar-nos a beber um café, a ler ou simplesmente desfrutar deste espaço singular.

Se andarem a passear pela Malasaña, não deixem de passar pela Calle del Espiritu Santo, garanto que vale a pena visitar @tresrosasamarillas e @librosparaunmundomejor.

Uma crónica da @lisboeta.em.madrid

Coolhunting

Jeremy Scott deixa a Moschino e um espetáculo a meio

Ao fim de uma década, Jeremy Scott abandona o cargo de diretor criativo da Moschino.

Evasão