Madrid Tapas & Caña
Evasão

Madrid: 5 bares para recuperar a energia depois de uma manhã no Rastro

Depois de uma manhã de Rastro, nada melhor do que aproveitar para “beber unas cañas y comer unas tapas”. A visita ao Rastro não está completa sem o aperitivo domingueiro.

Nas ruas do Rastro, encontramos muitos bares emblemáticos e bastante concorridos. Semana após semana, seja a que hora for entrar num desses bares num domingo de Rastro implica encontrar um mar de gente, pois se há coisa que não pode falhar é o aperitivo domingueiro.  Se tentarmos entrar num desses bares a partir do meio-dia e meia, o mais provável é acabarmos por desistir. Foi precisamente por isso que fui descobrindo outros bares um pouco mais afastados do Rastro, a não mais de dez minutos a pé.

As opções são muitas, mas numa crónica não cabe uma descrição exaustiva de todas as alternativas, por isso, escolhi cinco bares – dois típicos e  outros três um pouco mais afastados, mas que, com o tempo se tornaram os nossos favoritos, até porque se consegue lugar sentado, o que pessoalmente me agrada bastante. Quem sabe não nos encontramos por lá num qualquer domingo de Rastro.

  1. A minha primeira escolha é o Bar Cruz (também conhecido como La Casa de las Navajas), cuja especialidade são navajas a la plancha (navalhas grelhadas), servidas com azeite, alho e salsa. A sua localização torna-o bastante concorrido (Plaza de Cascorro), sendo difícil conseguir entrar num domingo de Rastro, mas podemos sempre voltar num outro dia da semana para provar esta especialidade. 

     

  2. Bastante mais abaixo, na Plaza del Campillo, situa-se a minha segunda escolha, o Bar Skinazo, cervejas bem frescas e tapas variadas de comida típica madrilena a preços bastante acessíveis. Apesar de também estar bastante cheio, é mais fácil entrar e pedir umas bebidas e umas tapas num domingo de Rastro. Nos restantes dias da semana, tem uma esplanada bastante agradável. Uma coisa que me fascina nos madrilenos, é o facto de não se importarem de esperar numa fila para entrar no lugar que decidiram e querem ir. Como lisboeta em Madrid, depois de uma manhã a deambular pelas ruas do Rastro, prefiro andar um pouco a pé (não mais de dez minutos) e tomar o aperitivo domingueiro num bar ligeiramente mais tranquilo. Bem, na realidade, os domingos são dias bastantes concorridos e animados em toda a zona de Madrid Centro. 

     

  3. Descendo a Calle de Embajadores, quase a chegar ao Mercado de San Fernando, encontramos El Jardín del Guaje, um bar com tapas e comida asturiana e do País Basco, que descobri por acaso e que me surpreendeu não só pela qualidade das tapas e do tipo de oferta de comida saudável que tem, mas também pela simpatia e pelo tipo de música que normalmente está a tocar.

     

  4. Quando a opção é beber um vermute, escolho La Siempre Llena, um posto/adega em pleno Mercado de San Fernando, com uma oferta de muita qualidade de vinhos e vermute de Madrid. Normalmente, a bebida vem acompanhada com uma tapa com um queijo também da região de Madrid. Dada a diversidade de postos com comida de várias partes do mundo, para além da típica espanhola, depois do vermute, almoçar no Mercado de San Fernando é uma excelente opção. Não convém ir muito tarde porque a partir das 13:30 começa a encher e não se encontra facilmente mesa.

     

  5. A minha quinta escolha para o aperitivo domingueiro é El Lugarcito del Doce, um bar recentemente aberto na Calle Santa Isabel, com uma oferta de tapas saudáveis diversificada. Um sítio muito agradável, com uma decoração acolhedora e original, onde podemos beber uma bebida acompanhada de uma tapa, sendo a oferta diferenciada e varia bastante de semana para semana. É também um sítio bom para almoçar ou comer uma saborosa sobremesa caseira.

     

Madrid é uma cidade com muita oferta para beber uma bebida e “tapear”. Por vezes, em lugares inesperados, encontramos novos sítios que entram facilmente para a lista de favoritos. O que mais me encanta nesta cidade é a enorme diversidade de bares, sejam os típicos e mais antigos, sejam os mais modernos e mais voltados para os turistas. Todos eles, convivem de forma harmoniosa, porque há gente para todos. Diria que quase todos têm uma banda sonora comum: o barulho de pessoas bem-dispostas, a conversar alto e a desfrutar do fim de semana.

Mais para ver em @lisboeta.em.madrid

 

Evasão

Entre março e junho, viajar para Madrid sai barato na TAP

Companhia aérea tem voos de Lisboa para a capital espanhola a partir de €60.

Evasão