Mário Ferreira (o primeiro a contar da direita) e a restante tripulação do foguetão New Shepard Fotografia: DR
Evasão

Mário Ferreira: do deserto do Texas ao espaço em dez minutos

O empresário Mário Ferreira está prestes a tornar-se o primeiro português a ir ao espaço. A viagem pode ser acompanhada ao vivo através da Internet.

É esta quinta-feira que Mário Ferreira se torna o primeiro português a ir ao espaço.  O sexto voo tripulado da Blue Origin, empresa dedicada ao turismo espacial criada por Jeff Bezos, descolará às 14h30 (hora de Lisboa) do deserto do Texas, no Estados Unidos da América.

A viagem, que durará pouco mais de dez minutos, a uma velocidade de mais 3500 quilómetros por hora, será feita na companhia da engenheira egípcia Sara Sabry, da alpinista anglo-americana Vanessa O’Brien, do cofundador do canal de YouTube Dude Perfect Cobby Cotton, do ex-diretor-executico do setor das telecomunicações na Flórida Steve Young e do especialista em tecnologia Clint Kelly III.

O foguetão New Shepard, que já levou 26 pessoas ao espaço, irá transpor a linha de Kárman, que aos 100 quilómetros acima do nível do mar separa a atmosfera terrestre do espaço, sendo manobrada a partir de um computador no posto de comando dos voos Blue Origin, no Texas.

Já em 2005 o empresário português havia comprado um bilhete para viajar até ao espaço na Virgin Galactic, projeto de turismo aeroespacial do magnata Richard Branson. Contudo, os sucessivos atrasos no desenvolvimento do projeto ditaram que a ideia caísse por terra.

Nas redes sociais, Mário Ferreira anunciou que se fará acompanhar por uma garrafa de meio litro de Porto vintage, para perceber o que acontece a este vinho na ausência de gravidade e sendo sujeito a grandes forças G. No programa da TVI Conta-me, emitido no sábado passado, disse que a viagem em que está prestes a embarcar “é uma das coisas mais arriscadas” que já fez na vida.

A Blue Origin não revela os valores pagos pelos passageiros das viagens ao espaço. O lançamento do foguetão de 18 metros pode ser acompanhado ao vivo no site da Blue Origin ou no seu canal de YouTube.

Design e Artes

Pedro Chagas Freitas é o autor recomendado para leitura de verão dos europeus

A Raridade das Coisas Banais, editado em 2022 foi a obra escolhida pela Representação Permanente de Portugal na União Europeia para a iniciativa Leitores da Europa.

Evasão